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O desempenho individual de gestores intermédios da administração pública portuguesa / por Catarina Brandão, Filomena Jordão. --

By: BRANDÃO, Karina.
Contributor(s): JORDÃO, Filomena.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2012Description: p. 285-311.Subject(s): Agente Público | Gerente | Alta Administração Pública | Avaliação de Desempenho | Liderança | Modelo de Gestão | Estudo de Caso | PortugalOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP v. 63, n. 3, p. 285-311, jul. 2012.Abstract: Este estudo de caso foca o desempenho individual (DI) de gestores intermédios da Administração Pública Portuguesa, procurando clarificar a estrutura interna do seu DI, considerando as dimensões de desempenho de tarefa e contextual, propostas por Borman e Motowidlo (1993,1997). Neste sentido, recolheu-se informação junto a dirigentes intermédios e seus suprevisores em uma organização do setor de Educação, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e diários de bordo, e submeteu-se a informação recolhida à análise de conte~udo. O discurso dosparticpantes permite perceber que reconhecem a natureza multidimensional do DI dos gestores intermédios, possuindo uma concepção mais diferenciada em nível de desempenho de tarefa. Sugere ainda a pertinência de promover nestes gestores a valorização e adoção de comportamentos de formação e desenvolvimento de subordinados, de delegação, de planeamento e organização, bem como de provimento de pessoal, na medida em que estes comportamentos, quando adotados por gestores de linha, traduzem uma prática de trabalho de desempenho elevado.
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Este estudo de caso foca o desempenho individual (DI) de gestores intermédios da Administração Pública Portuguesa, procurando clarificar a estrutura interna do seu DI, considerando as dimensões de desempenho de tarefa e contextual, propostas por Borman e Motowidlo (1993,1997). Neste sentido, recolheu-se informação junto a dirigentes intermédios e seus suprevisores em uma organização do setor de Educação, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e diários de bordo, e submeteu-se a informação recolhida à análise de conte~udo. O discurso dosparticpantes permite perceber que reconhecem a natureza multidimensional do DI dos gestores intermédios, possuindo uma concepção mais diferenciada em nível de desempenho de tarefa. Sugere ainda a pertinência de promover nestes gestores a valorização e adoção de comportamentos de formação e desenvolvimento de subordinados, de delegação, de planeamento e organização, bem como de provimento de pessoal, na medida em que estes comportamentos, quando adotados por gestores de linha, traduzem uma prática de trabalho de desempenho elevado.

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