Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais : a educação e o trabalho
By: SOUZA, Aparecida Neri de.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./mar. 2012Title translated: The borders between two spheres of social activities: education and work / Frontieres entre deux spheres des activites sociales: l'education et le travail.Subject(s): Sociologia da Educação | Trabalho | Capacitação ProfissionalOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 33, 118, p. 81-95Abstract: Como construir análises de determinadas dimensões da realidade social que são tratadas, geralmente, de maneira separada, ora pela sociologia da educação, ora pela sociologia do trabalho? Para responder a esta questão a obra de Lucie Tanguy é examinada. Ao propor a análise crítica sobre um campo de conhecimento que é objeto de debate e de discursos programáticos, é possível relevar as tensões nas quais a educação profissional é objeto. De forma geral, a educação profissional, seja aquela destinada à formação de operários, seja aquela destinada à formação de técnicos, é desconhecida dos sociólogos que estudam a educação escolar. A análise permite romper com certos mitos sobre a formação profissional, entre os quais aqueles que representam a educação como instrumento de reprodução social.Como construir análises de determinadas dimensões da realidade social que são tratadas, geralmente, de maneira separada, ora pela sociologia da educação, ora pela sociologia do trabalho? Para responder a esta questão a obra de Lucie Tanguy é examinada. Ao propor a análise crítica sobre um campo de conhecimento que é objeto de debate e de discursos programáticos, é possível relevar as tensões nas quais a educação profissional é objeto. De forma geral, a educação profissional, seja aquela destinada à formação de operários, seja aquela destinada à formação de técnicos, é desconhecida dos sociólogos que estudam a educação escolar. A análise permite romper com certos mitos sobre a formação profissional, entre os quais aqueles que representam a educação como instrumento de reprodução social.
ISSN eletrônico: 16784626
There are no comments for this item.