Identidade cultural e formação individual : a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna
By: BRITTO, Fabiano de Lemos.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./mar. 2012Title translated: Cultural identity and individual formation: Germany in 19th century and the foundation of modern pedagogy / Identite culturelle et formation individuelle: l'Allemagne au XIXème siecle et la fondation de la pedagogie moderne.Subject(s): Sociologia da Educação | Pedagogia | Filosofia | Aspecto HistóricoOnline resources: Acesso Educação e Sociedade : Revista de Ciências da Educação 33, 118, p. 217-233Abstract: As origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões.As origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões.
ISSN online: 16784626
There are no comments for this item.