Fatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasil
By: SOUZA, André Portela de.
Contributor(s): PONCZEK, Vladimir Pinheiro | OLIVA, Bruno Teodoro | TAVARES, Priscilla Albuquerque.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPEA, abril 2012Subject(s): Educação | Qualidade | Mercado de TrabalhoPesquisa e Planejamento Econômico - PPE 42, 1, p. 5-39Abstract: Neste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudosNeste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudos
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