<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O planejamento tributário e a remessa ilegal de divisas
Normal view MARC view ISBD view

O planejamento tributário e a remessa ilegal de divisas

By: SOUZA, Fernando Augusto Carvalho de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ESAF, dez. 2011Subject(s): Política Fiscal | Mercado | ConcorrênciaCadernos de Finanças Públicas 11, p. 235-246Abstract: O presente artigo apresenta uma análise sobre o comportamento dos investimentos de brasileiros no exterior por meio dos dados do censo anual divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Constatou-se que, após a criação do Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacional (RMCCI) em 2005, os investimentos diretos em empresas localizadas nos chamados "paraísos fiscais", países com regimes tributários diferenciados ou que possibilitem a criação de empresas "offshores", aumentaram significativamente. A regularização do mercado de câmbio e a criminalização da chamada "lavagem de dinheiro" pela Lei nº9.613/98 provocaram ações empresariais associadas à prática de Planejamento Tributário. A ausência de regulação infraconstitucional, tendo em vista a não conservação de parte da Medida Provisória nº66 em lei, acarreta interpretação de ações de planejamento tributário como ilegais e alvo de procedimentos fiscais questionados administrativa e judicialmente. Além disso, muitos casos de planejamento tributário provocam distorção na concorrência tributária internacional. A liberdade de remessa de divisas ao exterior, requisitos de remessa de divisas ao exterior, requisito constitucional que o contribuinte possui, não é absoluta e deve estar contextualizada na forma e no tempo, e grande parte do conflito situa-se na discussão da interpretação da vontade da natureza do ato negocial e suas consequências tributárias.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O presente artigo apresenta uma análise sobre o comportamento dos investimentos de brasileiros no exterior por meio dos dados do censo anual divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Constatou-se que, após a criação do Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacional (RMCCI) em 2005, os investimentos diretos em empresas localizadas nos chamados "paraísos fiscais", países com regimes tributários diferenciados ou que possibilitem a criação de empresas "offshores", aumentaram significativamente. A regularização do mercado de câmbio e a criminalização da chamada "lavagem de dinheiro" pela Lei nº9.613/98 provocaram ações empresariais associadas à prática de Planejamento Tributário. A ausência de regulação infraconstitucional, tendo em vista a não conservação de parte da Medida Provisória nº66 em lei, acarreta interpretação de ações de planejamento tributário como ilegais e alvo de procedimentos fiscais questionados administrativa e judicialmente. Além disso, muitos casos de planejamento tributário provocam distorção na concorrência tributária internacional. A liberdade de remessa de divisas ao exterior, requisitos de remessa de divisas ao exterior, requisito constitucional que o contribuinte possui, não é absoluta e deve estar contextualizada na forma e no tempo, e grande parte do conflito situa-se na discussão da interpretação da vontade da natureza do ato negocial e suas consequências tributárias.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha