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'Sociedade da Informação' : estratégia para uma 'sociedade mercadorizada'

By: BEMFICA, Juliana do Couto.
Contributor(s): CARDOSO, Ana Maria Pereira | Faria, Carlos Aurélio Pimenta de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Belo Horizonte : PRODABEL/PBH, jul./dez. 2003Subject(s): Sociedade da Informação | Globalização | Mercado | PrivatizaçãoOnline resources: Acesso Revista Informática Pública - IP 5, 2, p. 185-204Abstract: O trabalho discute a origem e a disseminação, ao longo da década de 1990, de iniciativas voltadas para a constituição da 'sociedade da informação' global. Enfoca, especificamente, proposições apresentadas pelos Estados Unidos (EEUU) e pela União Européia. A perspectiva adotada inscreve os programas de 'sociedade da informação' como iniciativas orientadas para promover - tecnologicamente - o aprofundamento dos processos de internacionalização da economia e de generalização do consumo, sob hegemonia dos EEUU. Os aspectos enfocados são: a primazia dos princípios de mercado, a centralidade da dimensão internacional e a privatização do espaço público. Esta é observada a partir das atribuições do setor governamental, decorrentes do 'novo' papel do Estado.
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O trabalho discute a origem e a disseminação, ao longo da década de 1990, de iniciativas voltadas para a constituição da 'sociedade da informação' global. Enfoca, especificamente, proposições apresentadas pelos Estados Unidos (EEUU) e pela União Européia. A perspectiva adotada inscreve os programas de 'sociedade da informação' como iniciativas orientadas para promover - tecnologicamente - o aprofundamento dos processos de internacionalização da economia e de generalização do consumo, sob hegemonia dos EEUU. Os aspectos enfocados são: a primazia dos princípios de mercado, a centralidade da dimensão internacional e a privatização do espaço público. Esta é observada a partir das atribuições do setor governamental, decorrentes do 'novo' papel do Estado.

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