<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Mapas urbanos digitais do censo 2000 :
Normal view MARC view ISBD view

Mapas urbanos digitais do censo 2000 : uma abordagem tecnológica

By: SKABA, Daniel Albert.
Contributor(s): TERRON, Sonia Luiza.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Belo Horizonte : PRODABEL/PBH, jul./dez. 2003Subject(s): Censo DemográficoOnline resources: Acesso Revista Informática Pública - IP 5, 2, p. 205-219Abstract: As bases cartográficas urbanas dos censos provêm de órgãos públicos estaduais ou municipais e da iniciativa privada, uma vez que o IBGE não é produtor de mapeamento em escalas cadastrais. A diversidade na construção nacional de bases urbanas convencionais e digitais ao nível cadastral, assim como a necessidade de adequá-las à operação estatística, implicou na construção de uma linha de produção completa para viabilizar o mapeamento urbano do Censo 2000. Foi definido o padrão IBGE_CENSO2000, assim como a metodologia e os aplicativos computacionais para as funções de conversão, digitalização, impressão de mapas de localidades e setores e a geração de malhas polígono dos setores 2000. Este trabalho mostra o esforço para uma mudança tecnológica com o desenvolvimento e a implantação de aplicativos que tornasse possível, dentro da realidade nacional, a construção de uma mapoteca CAD padronizada com Mapas de Localidades e de Setores Urbanos para todas as cidades e vilas do Brasil.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

As bases cartográficas urbanas dos censos provêm de órgãos públicos estaduais ou municipais e da iniciativa privada, uma vez que o IBGE não é produtor de mapeamento em escalas cadastrais. A diversidade na construção nacional de bases urbanas convencionais e digitais ao nível cadastral, assim como a necessidade de adequá-las à operação estatística, implicou na construção de uma linha de produção completa para viabilizar o mapeamento urbano do Censo 2000. Foi definido o padrão IBGE_CENSO2000, assim como a metodologia e os aplicativos computacionais para as funções de conversão, digitalização, impressão de mapas de localidades e setores e a geração de malhas polígono dos setores 2000. Este trabalho mostra o esforço para uma mudança tecnológica com o desenvolvimento e a implantação de aplicativos que tornasse possível, dentro da realidade nacional, a construção de uma mapoteca CAD padronizada com Mapas de Localidades e de Setores Urbanos para todas as cidades e vilas do Brasil.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha