<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado :
Normal view MARC view ISBD view

Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado : tópicos de reflexão

By: FERRÃO, Maria Eugénia.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, abr./jun. 2012Subject(s): Educação | AccountabilityOnline resources: Acesso Educação & Sociedade 33, 119, p. 455-469Abstract: Desde o início do século XXI deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação educacional que têm como propósito a responsabilização – prestação de contas (accountability) –, com consequências directas ao nível das escolas e dos professores (high-stakes). Assistimos a desenvolvimentos muito rápidos, quer em termos da influência da avaliação educacional na definição de políticas públicas, quer na sua aplicação para a avaliação destas políticas. Neste contexto, o uso do conceito de valor acrescentado em educação é consensualmente aceite. O artigo apresenta algumas reflexões sobre aspectos da sua operacionalização e uso, trazendo à liça temas tais como a escolha do modelo, resultados escolares, caminhos para a apropriação pela comunidade educativa. Adicionalmente, descrevem-se exemplos onde o uso inapropriado de indicadores de desempenho teve consequências imprevistas e adversas para a educação.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Desde o início do século XXI deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação educacional que têm como propósito a responsabilização – prestação de contas (accountability) –, com consequências directas ao nível das escolas e dos professores (high-stakes). Assistimos a desenvolvimentos muito rápidos, quer em termos da influência da avaliação educacional na definição de políticas públicas, quer na sua aplicação para a avaliação destas políticas. Neste contexto, o uso do conceito de valor acrescentado em educação é consensualmente aceite. O artigo apresenta algumas reflexões sobre aspectos da sua operacionalização e uso, trazendo à liça temas tais como a escolha do modelo, resultados escolares, caminhos para a apropriação pela comunidade educativa. Adicionalmente, descrevem-se exemplos onde o uso inapropriado de indicadores de desempenho teve consequências imprevistas e adversas para a educação.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha