Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado : tópicos de reflexão
By: FERRÃO, Maria Eugénia.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, abr./jun. 2012Subject(s): Educação | AccountabilityOnline resources: Acesso Educação & Sociedade 33, 119, p. 455-469Abstract: Desde o início do século XXI deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação educacional que têm como propósito a responsabilização prestação de contas (accountability) , com consequências directas ao nível das escolas e dos professores (high-stakes). Assistimos a desenvolvimentos muito rápidos, quer em termos da influência da avaliação educacional na definição de políticas públicas, quer na sua aplicação para a avaliação destas políticas. Neste contexto, o uso do conceito de valor acrescentado em educação é consensualmente aceite. O artigo apresenta algumas reflexões sobre aspectos da sua operacionalização e uso, trazendo à liça temas tais como a escolha do modelo, resultados escolares, caminhos para a apropriação pela comunidade educativa. Adicionalmente, descrevem-se exemplos onde o uso inapropriado de indicadores de desempenho teve consequências imprevistas e adversas para a educação.Desde o início do século XXI deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação educacional que têm como propósito a responsabilização prestação de contas (accountability) , com consequências directas ao nível das escolas e dos professores (high-stakes). Assistimos a desenvolvimentos muito rápidos, quer em termos da influência da avaliação educacional na definição de políticas públicas, quer na sua aplicação para a avaliação destas políticas. Neste contexto, o uso do conceito de valor acrescentado em educação é consensualmente aceite. O artigo apresenta algumas reflexões sobre aspectos da sua operacionalização e uso, trazendo à liça temas tais como a escolha do modelo, resultados escolares, caminhos para a apropriação pela comunidade educativa. Adicionalmente, descrevem-se exemplos onde o uso inapropriado de indicadores de desempenho teve consequências imprevistas e adversas para a educação.
There are no comments for this item.