<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Pedagogia da alteridade :
Normal view MARC view ISBD view

Pedagogia da alteridade : o ensino como condição ético-crítica do saber em Levinas

By: ALVES, Marcos Alexandre.
Contributor(s): GHIGGI, Gomercindo.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, abr./jun. 2012Subject(s): Educação | Pedagogia | ÉticaOnline resources: Acesso Educação & Sociedade 33, 119, p. 577-591Abstract: Este artigo estabelece, a partir do pensamento de Levinas, uma aproximação entre ética e educação. O texto apresenta uma reavaliação do pensamento ocidental, desde a crítica à pedagogia da totalidade, ensinada pela maestria do autor, no sentido de rever a primazia do ensino fundado no saber técnico-instrumental, bem como enfatiza, a partir da racionalidade ética, novas vias para pensar e enfrentar os desafios da educação contemporânea, notadamente, marcada pela crise da unidade da razão e da constituição da subjetividade soberana. A grande contribuição de Levinas, para a educação, consiste na defesa de outra modalidade pedagógica, outro modo de ensino, fundada no acolhimento e na abertura ao ensinamento proveniente da alteridade, como condição ético-crítica do saber.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo estabelece, a partir do pensamento de Levinas, uma aproximação entre ética e educação. O texto apresenta uma reavaliação do pensamento ocidental, desde a crítica à pedagogia da totalidade, ensinada pela maestria do autor, no sentido de rever a primazia do ensino fundado no saber técnico-instrumental, bem como enfatiza, a partir da racionalidade ética, novas vias para pensar e enfrentar os desafios da educação contemporânea, notadamente, marcada pela crise da unidade da razão e da constituição da subjetividade soberana. A grande contribuição de Levinas, para a educação, consiste na defesa de outra modalidade pedagógica, outro modo de ensino, fundada no acolhimento e na abertura ao ensinamento proveniente da alteridade, como condição ético-crítica do saber.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha