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Democracia e transparência na gestão patrimonial - a rede de comunicação da SPU

By: BECHELANY, Gustavo Ferreira.
Contributor(s): Morales, Carlos Antonio | RIBEIRO NETO, Miguel Batista | BONINI, Washington Leonardo Guanaes.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : AGU, mar./abr. 2011Online resources: Acesso Publicações da Escola da AGU : Direito, Gestão e Democracia 9, p. 117-129Abstract: O texto apresenta a experiência de construção da Rede deAbstract: Comunicação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). IniciativaAbstract: inovadora de gestão em rede para divulgar notícias, melhores práticasAbstract: e informações para a sociedade, superintendências regionais e órgãoAbstract: central da Secretaria, sobre a gestão do patrimônio imobiliário daAbstract: União. Com abordagem democrática e participativa, a Rede congregaAbstract: atividades de comunicação institucional e gerenciamento do portalAbstract: eletrônico patrimoniodetodos.gov.br a representantes das 27Abstract: superintendências e 5 departamentos do órgão central, denominadosAbstract: “monitores de comunicação” que criam e fazem a manutenção dasAbstract: páginas de seu estado ou departamento, de maneira autônoma eAbstract: descentralizada, respeitando a cultura regional. Os monitores foramAbstract: capacitados em noções de jornalismo e tecnologia da informação eAbstract: exercem as atividades de geração e de publicação das informações deAbstract: seu estado, dedicando duas horas por semana para as atividades, semAbstract: aumento de custos ou descompatibilização das atividades principais doAbstract: servidor. Em 2009, a Rede de Comunicação foi responsável por 32% doAbstract: volume de comunicações publicadas pela Secretaria.Abstract: A Rede de Comunicação foi constituída com o objetivo principal deAbstract: melhorar o fluxo de comunicação entre superintendências, órgãoAbstract: central e seus públicos (especialmente o cidadão), dar publicidade eAbstract: transparência para as ações e iniciativas regionais, uma estratégia deAbstract: consolidação da gestão participativa e descentralizada preconizada pelaAbstract: Política Nacional de Gestão do Patrimônio da União. Some-se a estesAbstract: resultados, o objetivo imediato de superar as dificuldades de implantarAbstract: e gerir o novo portal da forma centralizada e convencional, o que vinhaAbstract: sendo tentado sem sucesso.
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O texto apresenta a experiência de construção da Rede de

Comunicação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Iniciativa

inovadora de gestão em rede para divulgar notícias, melhores práticas

e informações para a sociedade, superintendências regionais e órgão

central da Secretaria, sobre a gestão do patrimônio imobiliário da

União. Com abordagem democrática e participativa, a Rede congrega

atividades de comunicação institucional e gerenciamento do portal

eletrônico patrimoniodetodos.gov.br a representantes das 27

superintendências e 5 departamentos do órgão central, denominados

“monitores de comunicação” que criam e fazem a manutenção das

páginas de seu estado ou departamento, de maneira autônoma e

descentralizada, respeitando a cultura regional. Os monitores foram

capacitados em noções de jornalismo e tecnologia da informação e

exercem as atividades de geração e de publicação das informações de

seu estado, dedicando duas horas por semana para as atividades, sem

aumento de custos ou descompatibilização das atividades principais do

servidor. Em 2009, a Rede de Comunicação foi responsável por 32% do

volume de comunicações publicadas pela Secretaria.

A Rede de Comunicação foi constituída com o objetivo principal de

melhorar o fluxo de comunicação entre superintendências, órgão

central e seus públicos (especialmente o cidadão), dar publicidade e

transparência para as ações e iniciativas regionais, uma estratégia de

consolidação da gestão participativa e descentralizada preconizada pela

Política Nacional de Gestão do Patrimônio da União. Some-se a estes

resultados, o objetivo imediato de superar as dificuldades de implantar

e gerir o novo portal da forma centralizada e convencional, o que vinha

sendo tentado sem sucesso.

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