<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O controle sobre a Administração Pública no Brasil
Normal view MARC view ISBD view

O controle sobre a Administração Pública no Brasil

By: SILVA, Arthur Philipe Pinto e.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ANESP, jan./jun. 2011Subject(s): Controle de gestão | Impessoalidade | Moralidade AdministrativaOnline resources: Acesso Res Pvblica 10, 1, p. 11-31Abstract: O controle sobre a Administração Pública é uma garantia das sociedades modernas para preservação dos direitos dos cidadãos e das organizações contra as ações das autoridades administrativas que exorbitem de sua competência, esta limitada por lei. Tal controle é exercido pela sociedade e pelo Estado, que possui instituições e organizações com esse fim percípuo, visando assegurar não apenas a conformidade da ação estatal diante do quadro normativo vigente, como ainda, e cada vez mais sua efetiva vinculação ao interesse público. O presente trabalho visa, essencialmente , elencar o conjunto de instrumentos pelos quais os sujeitos, públicos e privados, podem exercer esse controle. Defende, ainda, que o melhor e mais efetivo controle é o exercido pelos próprios atingidos, direta ou indiretamente, pelo abuso, irregularidade ou ilegalidade praticada. Ademais, propõe uma análise crítica sobre algumas das funções atribuídas aos órgãos de controle governamentais.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O controle sobre a Administração Pública é uma garantia das sociedades modernas para preservação dos direitos dos cidadãos e das organizações contra as ações das autoridades administrativas que exorbitem de sua competência, esta limitada por lei. Tal controle é exercido pela sociedade e pelo Estado, que possui instituições e organizações com esse fim percípuo, visando assegurar não apenas a conformidade da ação estatal diante do quadro normativo vigente, como ainda, e cada vez mais sua efetiva vinculação ao interesse público. O presente trabalho visa, essencialmente , elencar o conjunto de instrumentos pelos quais os sujeitos, públicos e privados, podem exercer esse controle. Defende, ainda, que o melhor e mais efetivo controle é o exercido pelos próprios atingidos, direta ou indiretamente, pelo abuso, irregularidade ou ilegalidade praticada. Ademais, propõe uma análise crítica sobre algumas das funções atribuídas aos órgãos de controle governamentais.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha