<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Relações federativas e intersetorialidade na provisão de educação infantil na estapa creche
Normal view MARC view ISBD view

Relações federativas e intersetorialidade na provisão de educação infantil na estapa creche

By: EMERICK, Gildete Dutra.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ANESP, jul./dez. 2011Subject(s): Educação | Direito do MenorOnline resources: Acesso Res Pvblica 10, 2, p. 41-57Abstract: O texto analisa a provisão da educação infantil na etapa creche pelos municípios, entes federados responsáveis por essa etapa da educação básica. A legislação brasileira - a Constituição Federal,o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - assinala uma compreensão extremamente moderna da educação infantil, organizada a partir do direito da criança e da importância do desenvolvimento das habilidades cognitivas e de socialização na fase que vai até os seis anos de idade. O financiamento às creches, no entanto, encontra muitos desafios para cumprir tal orientação, dos quais cabem mencionar: a baixa capacidade de financiamento por parte da maioria dos municípios e o legado das ações e programas de entendimento à criança na primeira infância. As relações federativas constituem o eixo que estrutura a discussão, tendo em vista que, na ausência de fontes de financiamento complementares à educação, provenientes de outras políticas setoriais, a expansão da oferta dessa etapa da educação enfrenta problemas decorrentes da baixa capacidade de financiamento dos municípios e tem os aportes da União a possibilidade da expansão do atendimento e da oferta com qualidade de educação para crianças com até três anos de idade.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O texto analisa a provisão da educação infantil na etapa creche pelos municípios, entes federados responsáveis por essa etapa da educação básica. A legislação brasileira - a Constituição Federal,o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - assinala uma compreensão extremamente moderna da educação infantil, organizada a partir do direito da criança e da importância do desenvolvimento das habilidades cognitivas e de socialização na fase que vai até os seis anos de idade. O financiamento às creches, no entanto, encontra muitos desafios para cumprir tal orientação, dos quais cabem mencionar: a baixa capacidade de financiamento por parte da maioria dos municípios e o legado das ações e programas de entendimento à criança na primeira infância. As relações federativas constituem o eixo que estrutura a discussão, tendo em vista que, na ausência de fontes de financiamento complementares à educação, provenientes de outras políticas setoriais, a expansão da oferta dessa etapa da educação enfrenta problemas decorrentes da baixa capacidade de financiamento dos municípios e tem os aportes da União a possibilidade da expansão do atendimento e da oferta com qualidade de educação para crianças com até três anos de idade.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha