<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Profisionalização da gestão governamental
Normal view MARC view ISBD view

Profisionalização da gestão governamental

By: Secretaria de Recurso Humanos / MARE.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ANESP, jul./dez. 2011Subject(s): Governança | Carreira PúblicaOnline resources: Acesso Res Pvblica 10, 2, p. 79-82Abstract: O projeto de profissionalização da gestão governamental apresentado à direção superior do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE), em reunião informal ocorrida em maio de 1995, expressou a política da Secretaria de Recursos Humano para a retomada do processo de profissionalização da administração pública federal. Tal política fundamenta-se nos princípios da ética democrática e do mérito iniciada no governo da Nova República. A proposta envolvia centralmente a profissionalização dos cargos de direção e assessoramento subordinados ao segundo escalão da hierarquia administrativa e a retomaa da carreira de Gestor Governamental, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo art. 39 da Constituição Federal de 1988. A direção do MARE rejeitou a proposta de profissionalização, tendo em vista sua visão de "carreira de DAS", em detrimentos do sistema de carreiras previstos na Constituição Federal. Contudo, o Ministro Bresser Pereira aceitou a proposta de retomada dos concursos para a carreira de EPPGG, que foi implementada a partir de um Ato de agosto de 1995. O documento "Profissionalização da Gestão Governamental" constitui, pois, um documento histórico da carreira, parte de um processo complexo de sua retomada e da conformação deste corpo de altos administradores que ela é atualmente.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O projeto de profissionalização da gestão governamental apresentado à direção superior do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE), em reunião informal ocorrida em maio de 1995, expressou a política da Secretaria de Recursos Humano para a retomada do processo de profissionalização da administração pública federal. Tal política fundamenta-se nos princípios da ética democrática e do mérito iniciada no governo da Nova República. A proposta envolvia centralmente a profissionalização dos cargos de direção e assessoramento subordinados ao segundo escalão da hierarquia administrativa e a retomaa da carreira de Gestor Governamental, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo art. 39 da Constituição Federal de 1988. A direção do MARE rejeitou a proposta de profissionalização, tendo em vista sua visão de "carreira de DAS", em detrimentos do sistema de carreiras previstos na Constituição Federal. Contudo, o Ministro Bresser Pereira aceitou a proposta de retomada dos concursos para a carreira de EPPGG, que foi implementada a partir de um Ato de agosto de 1995. O documento "Profissionalização da Gestão Governamental" constitui, pois, um documento histórico da carreira, parte de um processo complexo de sua retomada e da conformação deste corpo de altos administradores que ela é atualmente.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha