<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Aquisições públicas sustentáveis :
Normal view MARC view ISBD view

Aquisições públicas sustentáveis : o princípio da sustentabilidade encarado para além da questão ambiental / Thiago Freitas. --

By: FREITAS, Thiago.
Material type: materialTypeLabelArticleSeries: Revista Brasileira de Políticas Públicas v. 2, n. 1.Publisher: Brasília : UniCeub, jan./jun. 2012Description: p. 83-94.Subject(s): Sustentabilidade | Compras Governamentais | Desenvolvimento SocioeconômicoOnline resources: Texto completo Abstract: O objetivo deste artigo é analisar se a política pública do tratamento diferenciado, e favorecido deferido às microempresas e às empresas de pequeno porte nas aquisições públicas pode ser considerada com meio hábil para fomentar o paradigma da sustentabilidade nas suas vertentes social e econômica. Na elaboração deste trabalho, tanto na fase de investigação, quando na elaboração do relatório, o método utilizado foi dedutivo. Partiu-se de uma análise geral da bibliografia pertinente ao assunto para posterior formulação das conclusões ao final da pesquisa. Atualmente, tanto a legislação como parte da doutrina defende que o princípio da sustentabilidade nas aquisições públicas não fica restrito somente à questão ambiental, sendo ele pluridimensional (social, ético, jurídico-político, econômico e ambiental), ou seja, a sustentabilidade transcende a esfera do meramente ambiental e articula-se com outras áreas em uma perspectiva holística com o intuito de atingir um estado de homeóstase. Serão apresentadas posições doutrinárias a favor e contra tal argumentação para ao final concluir-se pela viabilidade deste tratamento diferenciado no panorama brasileiro atual. A despeito da legislação estadunidense e de alguns países europeus já tratar há décadas desse assunto, no Brasil, as leis que versam sobre o tema são muito recentes e há poucos trabalhos científicos que estudem a questão da sustentabilidade sob o enfoque social e econômico. A relevância do presente estudo está em tentar suprir essa lacuna e fomentar esse assunto incipiente na comunidade científica brasileira.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo deste artigo é analisar se a política pública do tratamento diferenciado, e favorecido deferido às microempresas e às empresas de pequeno porte nas aquisições públicas pode ser considerada com meio hábil para fomentar o paradigma da sustentabilidade nas suas vertentes social e econômica. Na elaboração deste trabalho, tanto na fase de investigação, quando na elaboração do relatório, o método utilizado foi dedutivo. Partiu-se de uma análise geral da bibliografia pertinente ao assunto para posterior formulação das conclusões ao final da pesquisa. Atualmente, tanto a legislação como parte da doutrina defende que o princípio da sustentabilidade nas aquisições públicas não fica restrito somente à questão ambiental, sendo ele pluridimensional (social, ético, jurídico-político, econômico e ambiental), ou seja, a sustentabilidade transcende a esfera do meramente ambiental e articula-se com outras áreas em uma perspectiva holística com o intuito de atingir um estado de homeóstase. Serão apresentadas posições doutrinárias a favor e contra tal argumentação para ao final concluir-se pela viabilidade deste tratamento diferenciado no panorama brasileiro atual. A despeito da legislação estadunidense e de alguns países europeus já tratar há décadas desse assunto, no Brasil, as leis que versam sobre o tema são muito recentes e há poucos trabalhos científicos que estudem a questão da sustentabilidade sob o enfoque social e econômico. A relevância do presente estudo está em tentar suprir essa lacuna e fomentar esse assunto incipiente na comunidade científica brasileira.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha