<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O município ambientalmente sustentável :
Normal view MARC view ISBD view

O município ambientalmente sustentável : a responsabilidade dos governos locais na formulação e implementação de políticas públicas de planejamento da ocupação urbana

By: VANIN, Fábio Scopel.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : UniCeub, jan./jun. 2012Subject(s): Políticas Públicas | Administração Municipal | Sustentabilidade | Política Urbana | Urbanismo | Meio AmbienteRevista Brasileira de Políticas Públicas 2, 1, p. 95-114Abstract: O objetivo do artigo é destacar a responsabilidade do governo local na formulação e implementação de políticas públicas que garantam uma ocupação urbana ambientalmente sustentável. Adotou-se o método de abordagem dialético, tendo em vista que o trabalho penetra o mundo dos fenômenos por meio de sua ação recíproca e o método procedimental estruturalista, vendo a realidade concreta do ponto de vista interno dos fenômenos. Concluiu-se que o governo local possui um papel preponderante, pois é responsável pela execução da política urbana, encontrando limites somente nos objetivos e nas diretrizes da Política Urbana, que se caracterizam por ter um conteúdo protetivo ao meio ambiente. Além disso, é necessário que os Municípios atuem de forma promotora, integrando suas ações com os demais entes federativos e com a população e inserindo-se no contexto competitivo global. O trabalho tem a função de integrar os conteúdos de políticas públicas com os aspectos urbano-ambientais, visto que, as regras urbanísticas e ambientais, embora sejam frequentemente estudadas em conjunto, padecem do mesmo problema, que é a falta de efetividade, e entende-se que tal problema pode ser amenizado se a abordagem ter como base políticas públicas, que tem relação direta com a sua implementação.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo do artigo é destacar a responsabilidade do governo local na formulação e implementação de políticas públicas que garantam uma ocupação urbana ambientalmente sustentável. Adotou-se o método de abordagem dialético, tendo em vista que o trabalho penetra o mundo dos fenômenos por meio de sua ação recíproca e o método procedimental estruturalista, vendo a realidade concreta do ponto de vista interno dos fenômenos. Concluiu-se que o governo local possui um papel preponderante, pois é responsável pela execução da política urbana, encontrando limites somente nos objetivos e nas diretrizes da Política Urbana, que se caracterizam por ter um conteúdo protetivo ao meio ambiente. Além disso, é necessário que os Municípios atuem de forma promotora, integrando suas ações com os demais entes federativos e com a população e inserindo-se no contexto competitivo global. O trabalho tem a função de integrar os conteúdos de políticas públicas com os aspectos urbano-ambientais, visto que, as regras urbanísticas e ambientais, embora sejam frequentemente estudadas em conjunto, padecem do mesmo problema, que é a falta de efetividade, e entende-se que tal problema pode ser amenizado se a abordagem ter como base políticas públicas, que tem relação direta com a sua implementação.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha