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Cidadania como Consumo ou Cidadania como Agência : uma comparação entre as reformas de democratização da Bolívia e do Brasil

By: OXHORN, Philip.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, mai./ago. 2010Online resources: Acesso Sociologias : Políticas Públicas e Cidadania 12, 24, p. 18-43Abstract: A primeira parte do artigo examina dois modelos opostos de cidadania, no contextoAbstract: da América Latina: a cidadania como consumo, que reflete as consequênciasAbstract: da influência de reformas orientadas para o mercado sobre os padrões de representação,Abstract: no âmbito dos direitos políticos universais; e a cidadania como agência,Abstract: que reflete o surgimento de formas alternativas de participação através da sociedadeAbstract: civil, bem como o seu potencial impacto sobre os padrões de representaçãoAbstract: política. A segunda parte discute o potencial da cidadania como agência, contrastandoAbstract: o impacto da Lei de Participação Popular da Bolívia com o OrçamentoAbstract: Participativo de Porto Alegre, no Brasil.
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A primeira parte do artigo examina dois modelos opostos de cidadania, no contexto

da América Latina: a cidadania como consumo, que reflete as consequências

da influência de reformas orientadas para o mercado sobre os padrões de representação,

no âmbito dos direitos políticos universais; e a cidadania como agência,

que reflete o surgimento de formas alternativas de participação através da sociedade

civil, bem como o seu potencial impacto sobre os padrões de representação

política. A segunda parte discute o potencial da cidadania como agência, contrastando

o impacto da Lei de Participação Popular da Bolívia com o Orçamento

Participativo de Porto Alegre, no Brasil.

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