"O país do futebol" mediatizado : mídia e Copa do Mundo no Brasil
By: GASTALDO, Édison.
Material type: ArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jul./dez. 2009Online resources: Acesso Sociologias : Metodologia e transdisciplinaridade 11, 22, p. 353-369Abstract: Este trabalho analisa o discurso midiático relativo à Copa do Mundo no Brasil.Abstract: Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos meios de comunicaçãoAbstract: de massa, discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir daAbstract: noção de mediação. A partir de dados sobre a audiência e foco temático naAbstract: televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhadoAbstract: pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil.Abstract: Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco,Abstract: entretanto, a participação da mídia neste processo.Este trabalho analisa o discurso midiático relativo à Copa do Mundo no Brasil.
Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos meios de comunicação
de massa, discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da
noção de mediação. A partir de dados sobre a audiência e foco temático na
televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado
pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil.
Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco,
entretanto, a participação da mídia neste processo.
There are no comments for this item.