Ensino superior e desenvolvimento de habilidades para a empregabilidade : explorando a visão dos estudantes
By: ZULAUF, Monika.
Material type: ArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jul./dez. 2006Online resources: Acesso Sociologias : Sociedade e políticas públicas 8, 16, p. 126-155Abstract: Este artigo examina a postura dos estudantes em relação ao desenvolvimentoAbstract: das habilidades de empregabilidade no ensino superior. A análise se baseia emAbstract: um questionário de pesquisa apresentado a 60 alunos de graduação, os quaisAbstract: cursaram bacharelado em políticas sociais e bacharelado combinado em políticasAbstract: sociais e sociologia em uma universidade londrina, criada depois de 1992. AAbstract: pesquisa examina a opinião que os estudantes têm sobre as habilidades desenvolvidasAbstract: e sobre suas preferências no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidadesAbstract: para a empregabilidade. Os resultados mostram que a maioria dos estudantesAbstract: considera de igual importância o conhecimento sobre matérias variadas eAbstract: o desenvolvimento de habilidades relacionadas à empregabilidade. Há totalAbstract: apoio para uma estratégia institucional e um modelo integrado que reforcem asAbstract: habilidades para a empregabilidade. Os resultados finais endossam a necessidadeAbstract: do desenvolvimento de habilidades para a empregabilidade, no contexto daAbstract: aprendizagem.Este artigo examina a postura dos estudantes em relação ao desenvolvimento
das habilidades de empregabilidade no ensino superior. A análise se baseia em
um questionário de pesquisa apresentado a 60 alunos de graduação, os quais
cursaram bacharelado em políticas sociais e bacharelado combinado em políticas
sociais e sociologia em uma universidade londrina, criada depois de 1992. A
pesquisa examina a opinião que os estudantes têm sobre as habilidades desenvolvidas
e sobre suas preferências no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades
para a empregabilidade. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes
considera de igual importância o conhecimento sobre matérias variadas e
o desenvolvimento de habilidades relacionadas à empregabilidade. Há total
apoio para uma estratégia institucional e um modelo integrado que reforcem as
habilidades para a empregabilidade. Os resultados finais endossam a necessidade
do desenvolvimento de habilidades para a empregabilidade, no contexto da
aprendizagem.
There are no comments for this item.