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A interpretação de imagens e o método documentário

By: BOHNSACK, Ralf.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jul./dez. 2007Online resources: Acesso Sociologias : Riqueza e desigualdades 9, 18, p. 286-311Abstract: O considerável desenvolvimento dos métodos qualitativos durante os últimosAbstract: vinte anos está intrinsecamente relacionado à “virada lingüística” (linguisticAbstract: turn). A presunção de que textos gravados constituem os dados básicos em todas asAbstract: pesquisas científicas é conseqüentemente responsável por esta predominânciaAbstract: dos métodos de interpretação de textos e por esta “fixação” particular sobre osAbstract: textos no âmbito das metodologias qualitativas. No entanto é preciso estabelecerAbstract: uma diferença entre a comunicação sobre (über) a imagem e a comunicaçãoAbstract: através (durch) da imagem. O acesso metodológico à compreensão pre-conceptualAbstract: ou ‘ateórica’ foi introduzido, nos anos 1920, pela iconologia de Erwin Panofsky eAbstract: pelo seu contemporâneo Karl Mannheim com seu método documentário deAbstract: interpretação. Importantes correspondências entre ambas abordagens, assim comoAbstract: em relação ao campo da semiótica podem ser demonstradas. Com base noAbstract: discernimento de que o caráter icônico em sua obstinação não nos é acessível deAbstract: forma adequada pela linguagem, podemos concluir – pautados nos autores acima,Abstract: assim como em Barthes, Focault e Imdahl –, que a apreensão das peculiaridadesAbstract: de uma imagem implica em uma suspensão, em um “colocar entre parênteses”Abstract: as nossas conotações (fundamentadas no pré-conhecimento iconográficoAbstract: mediado pela linguagem) tanto quanto possível. Metodologicamente, o caráterAbstract: icônico só pode ser reconstruído através da descrição da forma, sobretudo deAbstract: estrutura planimétrica da imagem. O método documentário de interpretação deAbstract: imagens é um procedimento apropriado para o enfrentamento deste desafio.
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O considerável desenvolvimento dos métodos qualitativos durante os últimos

vinte anos está intrinsecamente relacionado à “virada lingüística” (linguistic

turn). A presunção de que textos gravados constituem os dados básicos em todas as

pesquisas científicas é conseqüentemente responsável por esta predominância

dos métodos de interpretação de textos e por esta “fixação” particular sobre os

textos no âmbito das metodologias qualitativas. No entanto é preciso estabelecer

uma diferença entre a comunicação sobre (über) a imagem e a comunicação

através (durch) da imagem. O acesso metodológico à compreensão pre-conceptual

ou ‘ateórica’ foi introduzido, nos anos 1920, pela iconologia de Erwin Panofsky e

pelo seu contemporâneo Karl Mannheim com seu método documentário de

interpretação. Importantes correspondências entre ambas abordagens, assim como

em relação ao campo da semiótica podem ser demonstradas. Com base no

discernimento de que o caráter icônico em sua obstinação não nos é acessível de

forma adequada pela linguagem, podemos concluir – pautados nos autores acima,

assim como em Barthes, Focault e Imdahl –, que a apreensão das peculiaridades

de uma imagem implica em uma suspensão, em um “colocar entre parênteses”

as nossas conotações (fundamentadas no pré-conhecimento iconográfico

mediado pela linguagem) tanto quanto possível. Metodologicamente, o caráter

icônico só pode ser reconstruído através da descrição da forma, sobretudo de

estrutura planimétrica da imagem. O método documentário de interpretação de

imagens é um procedimento apropriado para o enfrentamento deste desafio.

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