<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Os deserdados da indústria :
Normal view MARC view ISBD view

Os deserdados da indústria : um estudo sobre seus riscos e seus ativos no mercado de trabalho

By: CARDOSO, Adalberto Moreira.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jul./dez. 2000Online resources: Acesso Sociologias : Trabalho 2, 4, p. 144-185Abstract: O estudo visa sanar uma lacuna existente na literatura sobre reestrutura produtiva no Brasil, tradicionalmente voltada para a análise da organização do trabalho e dos empregos que sobrevivem às mudanças. Sabe-se muito pouco sobre as opções de trabalho daquelas pessoas que são direta e negativamente afetadas pela reestruturação. Logo, em lugar de arguir a tecnologia para então buscar na estrutura social o trabalhador mais adequado dos novos postos de trabalho, para desvelar as potencialidades efetivas de incorporação produtivas e social dos trabalhadores que tiveram no mundo fabril seru projeto de emprego, mas que vêem suas opções ocupacionais restringidas pela destruição estrutural de postos de trabalho. Como hipótese global de trabalho, parece plausível suspeitar que, quanto mais sitêmica a reestruturação de um setor qualquer, maiores riscos de perda de emprego e menores as chances de reinserção profissional dos demitidos, de tal modo que se preservem o capital qualificacional e a qualidade de emprego de origem. Esta hipótese é investigada por meio de análise de história de eventos, tendo como objeto os empregados nas indústrias de material de transportes do Estado de São Paulo nos anos 1990.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O estudo visa sanar uma lacuna existente na literatura sobre reestrutura produtiva no Brasil, tradicionalmente voltada para a análise da organização do trabalho e dos empregos que sobrevivem às mudanças. Sabe-se muito pouco sobre as opções de trabalho daquelas pessoas que são direta e negativamente afetadas pela reestruturação. Logo, em lugar de arguir a tecnologia para então buscar na estrutura social o trabalhador mais adequado dos novos postos de trabalho, para desvelar as potencialidades efetivas de incorporação produtivas e social dos trabalhadores que tiveram no mundo fabril seru projeto de emprego, mas que vêem suas opções ocupacionais restringidas pela destruição estrutural de postos de trabalho. Como hipótese global de trabalho, parece plausível suspeitar que, quanto mais sitêmica a reestruturação de um setor qualquer, maiores riscos de perda de emprego e menores as chances de reinserção profissional dos demitidos, de tal modo que se preservem o capital qualificacional e a qualidade de emprego de origem. Esta hipótese é investigada por meio de análise de história de eventos, tendo como objeto os empregados nas indústrias de material de transportes do Estado de São Paulo nos anos 1990.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha