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Sociologia da Vocação Religiosa : reprodução familiar e reprodução da Igreja

By: SEIDL, Ernesto.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012Online resources: Acesso Sociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos 14, 29, p. 240-272Abstract: O artigo tem por objeto o estudo das condições de produção social do grupo de profissionais da Igreja católica no estado do Rio Grande do Sul ao longo do século XX a partir da apreensão dos determinantes do fenômeno de construção de um “celeiro de vocações”. A análise do complexo investimento religioso no enquadramento de populações majoritariamente rurais ou semirrurais, compostas por famílias muito numerosas, de forte prática religiosa e desprovidas de recursos demonstrou o sistema de fatores objetivos a agir na produção de abundantes “vocações” religiosas em indivíduos dotados de propriedades sociais bastante homogêneas. O exame das vivências e das lógicas de engajamento individual do processo de conversão religiosa, explorado através de um conjunto de relatos de profissionais da Igreja, indica a constante combinação de tarefas pedagógicas relativamente sutis e eufemizadas de construção de percepções subjetivas sobre a religião, a vocação e as oportunidades ofertadas pela vida religiosa.
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O artigo tem por objeto o estudo das condições de produção social do grupo de profissionais da Igreja católica no estado do Rio Grande do Sul ao longo do século XX a partir da apreensão dos determinantes do fenômeno de construção de um “celeiro de vocações”. A análise do complexo investimento religioso no enquadramento de populações majoritariamente rurais ou semirrurais, compostas por famílias muito numerosas, de forte prática religiosa e desprovidas de recursos demonstrou o sistema de fatores objetivos a agir na produção de abundantes “vocações” religiosas em indivíduos dotados de propriedades sociais bastante homogêneas. O exame das vivências e das lógicas de engajamento individual do processo de conversão religiosa, explorado através de um conjunto de relatos de profissionais da Igreja, indica a constante combinação de tarefas pedagógicas relativamente sutis e eufemizadas de construção de percepções subjetivas sobre a religião, a vocação e as oportunidades ofertadas pela vida religiosa.

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