<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Democracia plebiscitária e parlamentarista na sociologia política de Max Weber
Normal view MARC view ISBD view

Democracia plebiscitária e parlamentarista na sociologia política de Max Weber

By: BREUER, Stefan.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jul./dez. 1999Sociologias : Cidadania e Democracia 1, 2, p. 44-67Abstract: Partindo da constatação de que Weber é conhecido no Brasil sobretudo como teórico da democracia liberal, ao contrário da Alemanha, onde é acusado de ter desvinculado excessivamente o liberalismo da democracia, o artigo quer mostrar porque a leitura brasileira faz mais justiça a Weber. Para isso, examina a compreensão weberiana da democracia como uma tipologia cujas variantes e sub-variantes (plebiscitária, direta, representativa, de líder, etc.) contêm distintos potenciais de autoritarismo. Por último, o artigo concentra-se na relação entre a democracia plebiscitária e a parlamentarista - uma problemática central, tanto em Weber como no Brasil. Salientando a diferença apontada por Weber entre parlamentarismo e democracia, o artigo conclui desautorizando a tese, segundo a qual a tendência autoritária da democracia plebiscitária torná-la-ia incompatível com a democracia representativa, contribuindo, assim, para reduzir a dramaticidade desse debate.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Partindo da constatação de que Weber é conhecido no Brasil sobretudo como teórico da democracia liberal, ao contrário da Alemanha, onde é acusado de ter desvinculado excessivamente o liberalismo da democracia, o artigo quer mostrar porque a leitura brasileira faz mais justiça a Weber. Para isso, examina a compreensão weberiana da democracia como uma tipologia cujas variantes e sub-variantes (plebiscitária, direta, representativa, de líder, etc.) contêm distintos potenciais de autoritarismo. Por último, o artigo concentra-se na relação entre a democracia plebiscitária e a parlamentarista - uma problemática central, tanto em Weber como no Brasil. Salientando a diferença apontada por Weber entre parlamentarismo e democracia, o artigo conclui desautorizando a tese, segundo a qual a tendência autoritária da democracia plebiscitária torná-la-ia incompatível com a democracia representativa, contribuindo, assim, para reduzir a dramaticidade desse debate.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha