<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A formação do cidadão nos cursos do MST
Normal view MARC view ISBD view

A formação do cidadão nos cursos do MST

By: GOHN, Maria da Glória.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jul./dez. 1999Sociologias : Cidadania e Democracia 1, 2, p. 144-189Abstract: O trabalho analisa algumas modalidades de processos educativos realizados pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, a saber: o trabalho realizado com os filhos dos assentados, nas escolas regulares de educação formal do ensino fundamental; o realizado com jovens e adultos nas escolas de formação política e técnica do movimento. A partir dos pressupostos básicos que alicerçam aquelas práticas, indaga-se sobre o tipo de cultura política que está sendo gerada e os frames organizativos construídos. A noção de frames é proveniente da teoria da Mobilização Política utilizada, entre outros, por Sidney Tarrow (1994), e diz respeito aos marcos referenciais criados pelos atores das ações coletivas no processo de desenvolvimento de um movimento social. O trabalho busca relacionar os frames com a estrutura de oportunidades políticas que o MST constrói ao longo de sua trajetória.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O trabalho analisa algumas modalidades de processos educativos realizados pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, a saber: o trabalho realizado com os filhos dos assentados, nas escolas regulares de educação formal do ensino fundamental; o realizado com jovens e adultos nas escolas de formação política e técnica do movimento. A partir dos pressupostos básicos que alicerçam aquelas práticas, indaga-se sobre o tipo de cultura política que está sendo gerada e os frames organizativos construídos. A noção de frames é proveniente da teoria da Mobilização Política utilizada, entre outros, por Sidney Tarrow (1994), e diz respeito aos marcos referenciais criados pelos atores das ações coletivas no processo de desenvolvimento de um movimento social. O trabalho busca relacionar os frames com a estrutura de oportunidades políticas que o MST constrói ao longo de sua trajetória.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha