O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
By: FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro.
Contributor(s): DUARTE, Newton.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, out./dez. 2012Title translated: The slogan learning to learn in the educational informatics literature / Le slogan apprendre à apprendre dans la littérature de l'informatique éducative.Subject(s): Tecnologia Educacional | Educação | AprendizagemOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 33, 121, p. 1019-1035Abstract: Este artigo faz uma análise das concepções pedagógicas presentes na literatura nacional de informática educativa, assim como na obra de Seymour Papert, dada a influência incontestável desse autor na referida literatura. Identificamos nesse campo uma forte hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, pela via do construtivismo, do construcionismo, dos projetos de aprendizagem e da pedagogia das competências, entre outros. Fazemos uma análise crítica dessas tendências à luz da pedagogia histórico crítica, apontando um conjunto de aspectos que carecem de análise aprofundada, com destaque para a problemática contraposição entre ensino e aprendizagem.Este artigo faz uma análise das concepções pedagógicas presentes na literatura nacional de informática educativa, assim como na obra de Seymour Papert, dada a influência incontestável desse autor na referida literatura. Identificamos nesse campo uma forte hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, pela via do construtivismo, do construcionismo, dos projetos de aprendizagem e da pedagogia das competências, entre outros. Fazemos uma análise crítica dessas tendências à luz da pedagogia histórico crítica, apontando um conjunto de aspectos que carecem de análise aprofundada, com destaque para a problemática contraposição entre ensino e aprendizagem.
ISSN eletrônico: 1678-4626
There are no comments for this item.