<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Exportações e processos inovativos :
Normal view MARC view ISBD view

Exportações e processos inovativos : um estudo para a América Latina e a Europa do leste

By: NONNENBERG, Marcelo José Braga.
Contributor(s): AVELLA, Ana Paula.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1899.Publisher: Rio de Janeiro : IPEA, nov. 2013Description: 34 p.Online resources: Acesso Abstract: Nas últimas décadas, um dos principais motores do crescimento do comércio exterior tem sido, sem dúvida, a inovação, entendida como a incorporação de conhecimento a produtos e processos produtivos. O objetivo deste Texto para Discussão é fornecer evidências de que a inovação contribui para o sucesso do desempenho exportador. Controla-se a presença de endogeneidade e o problema de viés de seleção por meio de variável instrumental e do modelo de seleção de Heckman. A análise baseia-se numa amostra de firmas pesquisadas pelo banco de dados Enterprise surveys, do Banco Mundial, para a América Latina e a Europa do Leste. As evidências encontradas sugerem que existe um padrão de comportamento entre as empresas da América Latina e da Europa do Leste. Tamanho, idade e participação de capital estrangeiro influenciam positivamente a decisão de exportar destas empresas. Quanto aos indicadores de inovação, os resultados apontam que a inovação afeta positivamente a probabilidade de as empresas exportarem. Os resultados do modelo de Heckman, somente para os países da América Latina, apontam que a inovação afeta a probabilidade de a empresa exportar e influencia negativamente a intensidade das exportações em relação às vendas.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Nas últimas décadas, um dos principais motores do crescimento do comércio exterior tem sido, sem dúvida, a inovação, entendida como a incorporação de conhecimento a produtos e processos produtivos. O objetivo deste Texto para Discussão é fornecer evidências de que a inovação contribui para o sucesso do desempenho exportador. Controla-se a presença de endogeneidade e o problema de viés de seleção por meio de variável instrumental e do modelo de seleção de Heckman. A análise baseia-se numa amostra de firmas pesquisadas pelo banco de dados Enterprise surveys, do Banco Mundial, para a América Latina e a Europa do Leste. As evidências encontradas sugerem que existe um padrão de comportamento entre as empresas da América Latina e da Europa do Leste. Tamanho, idade e participação de capital estrangeiro influenciam positivamente a decisão de exportar destas empresas. Quanto aos indicadores de inovação, os resultados apontam que a inovação afeta positivamente a probabilidade de as empresas exportarem. Os resultados do modelo de Heckman, somente para os países da América Latina, apontam que a inovação afeta a probabilidade de a empresa exportar e influencia negativamente a intensidade das exportações em relação às vendas.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha