<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Informalidade e desempenho econômico :
Normal view MARC view ISBD view

Informalidade e desempenho econômico : uma análise dos impactos micro e macroeconômicos de políticas para a formalização

By: ULYSSEA, Gabriel.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1900.Publisher: Brasília : IPEA, nov. 2013Description: 37 p.Online resources: Acesso Abstract: Este texto desenvolve um arcabouço que permite analisar os impactos micro e macroeconômicos de diferentes políticas para formalização. O modelo é estimado e utilizado para avaliar os efeitos das duas principais abordagens para reduzir a informalidade: i) diminuir os custos da formalidade; e ii) elevar os custos da informalidade. Os resultados mostram que há importantes tradeoffs entre os impactos micro e macro destas abordagens. Políticas que visam aumentar os custos da informalidade têm efeitos piores sobre as firmas que políticas que reduzem os custos da formalização. O oposto é verdade para os indicadores macroeconômicos. Quando considerados os efeitos líquidos sobre o bem-estar agregado, políticas que aumentam o custo da informalidade têm melhor desempenho. Não obstante, reduções no grau de informalidade não estão necessariamente associadas a mais bem-estar.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este texto desenvolve um arcabouço que permite analisar os impactos micro e macroeconômicos de diferentes políticas para formalização. O modelo é estimado e utilizado para avaliar os efeitos das duas principais abordagens para reduzir a informalidade: i) diminuir os custos da formalidade; e ii) elevar os custos da informalidade. Os resultados mostram que há importantes tradeoffs entre os impactos micro e macro destas abordagens. Políticas que visam aumentar os custos da informalidade têm efeitos piores sobre as firmas que políticas que reduzem os custos da formalização. O oposto é verdade para os indicadores macroeconômicos. Quando considerados os efeitos líquidos sobre o bem-estar agregado, políticas que aumentam o custo da informalidade têm melhor desempenho. Não obstante, reduções no grau de informalidade não estão necessariamente associadas a mais bem-estar.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha