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Valores e estrutura social no Brasil

By: Lopez, Felix Garcia.
Contributor(s): SILVA, Fabio de Sá e.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1946.Publisher: Rio de Janeiro : IPEA, mar. 2014Description: 110 p.Subject(s): Desigualdade Social | Gênero | Raça | Democracia | Brasil | BrasilOnline resources: Acesso
Contents:
1. Introdução 2. Valores e estrutura social no Brasil: considerações gerais 3. Metodologia 4. Cultura política 5. Igualdade de gênero e raça 6. Juventude
Abstract: Este trabalho analisa a relação entre estrutura social e valores da sociedade brasileira com base em dados coletados, em novembro de 2012, por meio de amostra nacional composta por 3.772 pessoas. Além de examinar o efeito de variáveis tradicionais – como renda e escolaridade –, o plano de análise incorporou informações relativas a sexo, raça/etnia, idade, região e filiação religiosa e suas possíveis relações com questões sobre adesão à democracia, aceitação da diversidade, igualdade de gênero, desigualdade entre outros. Os resultados indicam que o quadro de preferências dominantes é repleto de ambivalências. Mesmo sem apresentarem sentido homogêneo em diferentes blocos de questões, escolaridade e idade emergem como principais variáveis a explicar as diferenças substantivas nas respostas aos diferentes temas. A juventude, em particular, apresenta níveis de adesão a princípios e valores democráticos mais vigorosos que as demais faixas etárias. Quase nenhuma das clivagens é explicada pela renda, o que sugere a inexistência de uma “nova classe média” com valores diferenciados, se tomadas as “classes de renda” como parâmetro desta definição
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1. Introdução 2. Valores e estrutura social no Brasil: considerações gerais 3. Metodologia 4. Cultura política 5. Igualdade de gênero e raça 6. Juventude

Este trabalho analisa a relação entre estrutura social e valores da sociedade brasileira com base em dados coletados, em novembro de 2012, por meio de amostra nacional composta por 3.772 pessoas. Além de examinar o efeito de variáveis tradicionais – como renda e escolaridade –, o plano de análise incorporou informações relativas a sexo, raça/etnia, idade, região e filiação religiosa e suas possíveis relações com questões sobre adesão à democracia, aceitação da diversidade, igualdade de gênero, desigualdade entre outros. Os resultados indicam que o quadro de preferências dominantes é repleto de ambivalências. Mesmo sem apresentarem sentido homogêneo em diferentes blocos de questões, escolaridade e idade emergem como principais variáveis a explicar as diferenças substantivas nas respostas aos diferentes temas. A juventude, em particular, apresenta níveis de adesão a princípios e valores democráticos mais vigorosos que as demais faixas etárias. Quase nenhuma das clivagens é explicada pela renda, o que sugere a inexistência de uma “nova classe média” com valores diferenciados, se tomadas as “classes de renda” como parâmetro desta definição

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