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Elasticidade-renda dos gastos das famílias metropolitanas brasileiras com transporte urbano e aquisição de veículos privados

By: CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1947.Publisher: Brasília : IPEA, abr. 2014Description: 23 p.Subject(s): Trasporte | Trasporte Público | Políticas Públicas | Política de Infraestrutura | Mobilidade Urbana | Brasil | BrasilOnline resources: Acesso
Contents:
1. Introdução 2. Gastos per capita com transporte urbano 3. Metodologia de cálculo das elasticidades-renda 4. Análise dos resultados e discussão sobre políticas públicas
Abstract: Este trabalho mostra como a população tem maior propensão a gastar com transporte privado em relação ao transporte público, à medida que a renda vai aumentando. Esta análise é feita a partir dos cálculos das elasticidades-renda dos gastos com transporte público e privado das famílias brasileiras, com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maiores elasticidades-renda nos gastos com transporte privado indicam maiores problemas na gestão de trânsito e transporte para os grandes centros urbanos, em períodos de expansão de renda como o que o Brasil está experimentando nos últimos anos. Os resultados mostram também que, a partir de um determinado nível de renda, os gastos com transporte público apresentam elasticidade negativa, o que demonstra a total falta de atratividade destes serviços perante as famílias mais ricas. Com vistas à melhoria das condições de mobilidade e redução das externalidades, o texto discute algumas políticas públicas que deveriam ser adotadas para tornar o transporte público mais atrativo em relação ao transporte individual e, assim, equilibrar a matriz modal de deslocamentos urbanos
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1. Introdução 2. Gastos per capita com transporte urbano 3. Metodologia de cálculo das elasticidades-renda 4. Análise dos resultados e discussão sobre políticas públicas

Este trabalho mostra como a população tem maior propensão a gastar com transporte privado em relação ao transporte público, à medida que a renda vai aumentando. Esta análise é feita a partir dos cálculos das elasticidades-renda dos gastos com transporte público e privado das famílias brasileiras, com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maiores elasticidades-renda nos gastos com transporte privado indicam maiores problemas na gestão de trânsito e transporte para os grandes centros urbanos, em períodos de expansão de renda como o que o Brasil está experimentando nos últimos anos. Os resultados mostram também que, a partir de um determinado nível de renda, os gastos com transporte público apresentam elasticidade negativa, o que demonstra a total falta de atratividade destes serviços perante as famílias mais ricas. Com vistas à melhoria das condições de mobilidade e redução das externalidades, o texto discute algumas políticas públicas que deveriam ser adotadas para tornar o transporte público mais atrativo em relação ao transporte individual e, assim, equilibrar a matriz modal de deslocamentos urbanos

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