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Consumos de classe média num Portugal em crise : cultura, lazer e tecnologias de informação

By: MAURITTI, Rosário.
Contributor(s): MARTINS, Susana da Cruz.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, set./dez. 2014Online resources: Acesso Sociologias : Sociedade, conhecimentos e sustentabilidade 16, 37, p. 144-145Abstract: Este artigo dá conta de configurações de práticas culturais e de consumo e estilos de vida, tendo por referência o momento de contração das condições sociais e econômicas atuais, em Portugal. Um dos traços mais marcantes das transformações a que estamos a assistir está ligado com o aumento de desigualdades sociais no acesso a bens e a recursos característicos de uma sociedade do conhecimento e de uso mais intensificado de tecnologias de informação e comunicação. Contrariando algumas das visões sobre a irrelevância de uma conceção das classes sociais, pretende-se desenvolver uma perspetiva de “classe média”, através da identificação de princípios sociais padronizados de diferenciação estrutural de recursos e oportunidades. Esta aproximação teórica-analítica à classe média pretende ainda dar conta das repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades, situando esse segmento social. Esta proposta tem como base empírica os resultados de um estudo (online) aos rendimentos e consumos das famílias de classe média em Portugal, promovido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) no último trimestre de 2012, e desenvolvido no quadro do Projeto Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade de vida.
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Este artigo dá conta de configurações de práticas culturais e de consumo e estilos de vida, tendo por referência o momento de contração das condições sociais e econômicas atuais, em Portugal. Um dos traços mais marcantes das transformações a que estamos a assistir está ligado com o aumento de desigualdades sociais no acesso a bens e a recursos característicos de uma sociedade do conhecimento e de uso mais intensificado de tecnologias de informação e comunicação. Contrariando algumas das visões sobre a irrelevância de uma conceção das classes sociais, pretende-se desenvolver uma perspetiva de “classe média”, através da identificação de princípios sociais padronizados de diferenciação estrutural de recursos e oportunidades. Esta aproximação teórica-analítica à classe média pretende ainda dar conta das repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades, situando esse segmento social. Esta proposta tem como base empírica os resultados de um estudo (online) aos rendimentos e consumos das famílias de classe média em Portugal, promovido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) no último trimestre de 2012, e desenvolvido no quadro do Projeto Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade de vida.

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