<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Activist-driven innovation :
Normal view MARC view ISBD view

Activist-driven innovation : uma história interpretativa do software livre

By: CARLOTTO, Maria Caramez.
Contributor(s): Ortellado, Pablo.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : HUCITEC, jun.2011Online resources: Acesso Revista Brasileira de Ciências Sociais 26, 76, p. 77-102Abstract: A compreensão de que existem dois regimes distintos para a produção de software é cada vez mais comum na literatura sobre o tema. O que não é tão comum, e se configura, portanto, como a contribuição mais original deste artigo é, de um lado, a abordagem histórica da configuração desses dois regimes e, de outro, a análise dos fatores que determinam o sucesso técnico e “comercial” de um regime em detrimento do outro. Assim, trabalhamos com duas hipóteses complementares: a primeira, de que o desenvolvimento do software livre pertence historicamente ao regime público/científico de produção do conhecimento, ou seja, o software livre mimetiza a organização da comunidade científica porque tem nela as suas raízes históricas; e a segunda de que, em uma “competição de mercado”, o regime público/científico se mostrou mais eficiente e, por isso, obrigou as empresas que trabalhavam no regime privado/empresarial a adotar o software livre ou de código aberto.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A compreensão de que existem dois regimes distintos para a produção de software é cada vez mais comum na literatura sobre o tema. O que não é tão comum, e se configura, portanto, como a contribuição mais original deste artigo é, de um lado, a abordagem histórica da configuração desses dois regimes e, de outro, a análise dos fatores que determinam o sucesso técnico e “comercial” de um regime em detrimento do outro. Assim, trabalhamos com duas hipóteses complementares: a primeira, de que o desenvolvimento do software livre pertence historicamente ao regime público/científico de produção do conhecimento, ou seja, o software livre mimetiza a organização da comunidade científica porque tem nela as suas raízes históricas; e a segunda de que, em uma “competição de mercado”, o regime público/científico se mostrou mais eficiente e, por isso, obrigou as empresas que trabalhavam no regime privado/empresarial a adotar o software livre ou de código aberto.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha