<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Trocando em miúdos :
Normal view MARC view ISBD view

Trocando em miúdos : gênero e sexualidade na TV a partir de Malu mulher

By: ALMEIDA, Heloísa Buarque de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : HUCITEC, jun. 2012Online resources: Acesso Revista Brasileira de Ciências Sociais 27, 79, p. 125-137Abstract: Este artigo faz uma reflexão sobre os as-pectos sociais que atuaram na produção do seriado Malu Mulher, exibido em 1979-1980 pela rede Globo, mapeando elementos que compuseram personagem e enredos. Este seriado é central para as mudanças de construção de gênero na teledramaturgia da emissora. Os autores basearam-se em fontes variadas para tra-çar suas linhas mestras: movimento femi-nista; notícias de jornais e fatos que mar-caram a época; vida pessoal de autores, produtores e atores que participavam do seriado. Por outro lado, muitos foram os fatores que influenciaram a condução dos episódios: a audiência e a reação do pú-blico; a imagem pública da atriz Regina Duarte; a censura do regime militar. Es-ses elementos ajudam a explicar por que certas construções de gênero se tornaram convenções hegemônicas e outras perma-neceram um tabu na televisão brasileira.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo faz uma reflexão sobre os as-pectos sociais que atuaram na produção do seriado Malu Mulher, exibido em 1979-1980 pela rede Globo, mapeando elementos que compuseram personagem e enredos. Este seriado é central para as mudanças de construção de gênero na teledramaturgia da emissora. Os autores basearam-se em fontes variadas para tra-çar suas linhas mestras: movimento femi-nista; notícias de jornais e fatos que mar-caram a época; vida pessoal de autores, produtores e atores que participavam do seriado. Por outro lado, muitos foram os fatores que influenciaram a condução dos episódios: a audiência e a reação do pú-blico; a imagem pública da atriz Regina Duarte; a censura do regime militar. Es-ses elementos ajudam a explicar por que certas construções de gênero se tornaram convenções hegemônicas e outras perma-neceram um tabu na televisão brasileira.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha