<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Luhmann "fora do lugar"? :
Normal view MARC view ISBD view

Luhmann "fora do lugar"? : como a "condição periférica" da América latina impulsionou deslocamentos na teoria dos sistemas

By: RIBEIRO, Pedro Henrique.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : HUCITEC, out. 2013Online resources: Acesso Revista Brasileira de Ciências Sociais 28, 83, p. 105-123Abstract: O artigo objetiva demonstrar uma guinada teórica na sociologia de Niklas Luhmann (após 1992) decorrente da necessidade de lidar com contextos sociais periféricos da modernidade. Argumenta- se ter ocorrido: a revisão da teoria da diferenciação funcional como faceta caracterizadora da modernidade; um deslocamento de interesse para temas de integração social (ou inclusão/ exclusão); e um refinamento do conceito de sociedade mundial (não harmônica). Utiliza-se o conceito de “modernidade periférica” e algumas críticas por ele recebidas para abordar descrições da sociedade mundial moderna e são apresentados debates atuaisno campo. Sustenta-se que a tensão (paradoxal) entre teorias “estrangeiras” universalistas e casos de exceção é proveitosa para o desenvolvimento do debate sociológico. Busca-se deslocar o usual foco da explicação de contextos sociais “exóticos” para os desenvolvimentos da teoria em si e das análises sobre a sociedade mundial moderna.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O artigo objetiva demonstrar uma guinada teórica na sociologia de Niklas Luhmann (após 1992) decorrente da necessidade de lidar com contextos sociais periféricos da modernidade. Argumenta- se ter ocorrido: a revisão da teoria da diferenciação funcional como faceta caracterizadora da modernidade; um deslocamento de interesse para temas de integração social (ou inclusão/ exclusão); e um refinamento do conceito de sociedade mundial (não harmônica). Utiliza-se o conceito de “modernidade periférica” e algumas críticas por ele recebidas para abordar descrições da sociedade mundial moderna e são apresentados debates atuaisno campo. Sustenta-se que a tensão (paradoxal) entre teorias “estrangeiras” universalistas e casos de exceção é proveitosa para o desenvolvimento do debate sociológico. Busca-se deslocar o usual foco da explicação de contextos sociais “exóticos” para os desenvolvimentos da teoria em si e das análises sobre a sociedade mundial moderna.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha