Prisioneiros do discurso : o caso da indústria brasileira de transporte aéreo
By: WOOD JR., Thomaz.
Contributor(s): BLINDER, Marcelo Pereira.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, nov./dez. 2010Online resources: Acesso RAP Revista de Administração Pública 44, 6, p. 1273-1300Abstract: Este artigo examina as mudanças ocorridas na indústria brasileira de transporte aéreo no período de 1970 a 2005. O objeto de estudo foram três empresas Varig, Tam e Gol , líderes de mercado no decorrer do período estudado. Como referencial teórico, foi empregada uma combinação não ortodoxa com conceitos de discurso e narrativa, nostalgia e memória organizacional, comprometimento estratégico e visão baseada em recursos (RBV). Mostramos como são formados certos discursos associados a determinadas lógicas dominantes, as quais por sua vez condicionam a definição de modelos de negócios e a utilização de competências e recursos estratégicos. Mostramos também que tais discursos alinham-se à memória organizacional, fomentam a nostalgia e estimulam a inércia organizacional, dificultando processos adaptativos de mudança e alteração do conjunto de recursos necessários a novas dinâmicas do mercado.Este artigo examina as mudanças ocorridas na indústria brasileira de transporte aéreo no período de 1970 a 2005. O objeto de estudo foram três empresas Varig, Tam e Gol , líderes de mercado no decorrer do período estudado. Como referencial teórico, foi empregada uma combinação não ortodoxa com conceitos de discurso e narrativa, nostalgia e memória organizacional, comprometimento estratégico e visão baseada em recursos (RBV). Mostramos como são formados certos discursos associados a determinadas lógicas dominantes, as quais por sua vez condicionam a definição de modelos de negócios e a utilização de competências e recursos estratégicos. Mostramos também que tais discursos alinham-se à memória organizacional, fomentam a nostalgia e estimulam a inércia organizacional, dificultando processos adaptativos de mudança e alteração do conjunto de recursos necessários a novas dinâmicas do mercado.
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