Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
By: MOURÃO, Luciana.
Contributor(s): ABBAD, Gardência da Silva | ZERBINI, Thaís.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : FEA - USP, jul./ago./set. 2014Subject(s): Capacitação Profissional | Educação a Distância | Avaliação | EfetividadeRA - USP Revista de Administração 49, 3, p. 534-548Abstract: Treinamentos corporativos realizados via intranet têm ido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por um instituição bancária de grande porte para seus funcionários, foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação á educação a distância , avaliação de necessidade do treinamento, suport á aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórios e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior o suporte na aplicação do treinamento , que tinham atitudes mais favoráveis á educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativosTreinamentos corporativos realizados via intranet têm ido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por um instituição bancária de grande porte para seus funcionários, foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação á educação a distância , avaliação de necessidade do treinamento, suport á aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórios e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior o suporte na aplicação do treinamento , que tinham atitudes mais favoráveis á educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos
There are no comments for this item.