Adoção de prontuário eletrônico do paciente em hospitais universitários de Brasil e Espanha : a percepção de profissionais de saúde
By: Farias, Josivania Silva.
Contributor(s): GUIMARAES, Tomas de Aquino | VARGAS, Eduardo Raupp de | ALBUQUERQUE, Pedro Henrique Melo.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, set./out. 2011Online resources: Acesso RAP Revista de Administração Pública 45, 5, p. 1303-1326Abstract: O artigo descreve a percepção de profissionais de saúde a respeito do prontuário eletrônico do paciente na gestão de hospitais e o impacto dessa tecnologia no trabalho. A coleta de dados ocorreu em 2009 e 2010 com 336 usuários deste prontuário, em dois hospitais universitários, sendo um no Brasil e outro na Espanha. Os participantes da pesquisa preencheram um questionário contendo respostas padronizadas em escala de concordância do tipo Likert. Foram realizadas analises estatísticas descritivas e inferenciais e os resultados mostram que: a) esta tecnologia e percebida como um mecanismo que contribui com a gestão e a assistência hospitalar mediante mecanismos de controle; b) os respondentes com maior domínio de informática concordam mais do que aqueles com menor domínio a respeito do impacto desse prontuário no respectivo desempenho; c) ha diferenças estatisticamente significativas nas medias de percepção do papel desse prontuário no desempenho quando considerado o tempo de serviço e o hospital (ou o pais) onde o participante da pesquisa trabalha. Estudos adicionais são sugeridos no final.O artigo descreve a percepção de profissionais de saúde a respeito do prontuário eletrônico do paciente na gestão de hospitais e o impacto dessa tecnologia no trabalho. A coleta de dados ocorreu em 2009 e 2010 com 336 usuários deste prontuário, em dois hospitais universitários, sendo um no Brasil e outro na Espanha. Os participantes da pesquisa preencheram um questionário contendo respostas padronizadas em escala de concordância do tipo Likert. Foram realizadas analises estatísticas descritivas e inferenciais e os resultados mostram que: a) esta tecnologia e percebida como um mecanismo que contribui com a gestão e a assistência hospitalar mediante mecanismos de controle; b) os respondentes com maior domínio de informática concordam mais do que aqueles com menor domínio a respeito do impacto desse prontuário no respectivo desempenho; c) ha diferenças estatisticamente significativas nas medias de percepção do papel desse prontuário no desempenho quando considerado o tempo de serviço e o hospital (ou o pais) onde o participante da pesquisa trabalha. Estudos adicionais são sugeridos no final.
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