Avaliação e qualidade : dois conceitos indissociáveis na gestão escolar
By: DIAS, Nuno Fernando de Carvalho.
Contributor(s): MELÃO, Nuno Filipe Rosa.
Material type: ArticlePublisher: [Barcelos] : Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, dez. 2009Subject(s): Instituição de Ensino | Administração | Avaliação | Qualidade Total | PortugalTékhne : Revista de Estudos Politécnicos = Polytechnical Studies Review 7, 12, p. 193-214Abstract: As escolas em Portugal encontram-se sob o olhar atento da sociedade devido à crescente importância da sua avaliação como base de trabalho para a tão desejada autonomia. Todavia, a avaliação conduzida pelas próprias escolas (isto é, auto-avaliação) só agora começa a dar os primeiros passos. Este artigo discute a temática da avaliação de escolas com o objetivo de fornecer um recurso útil aos órgãos de gestão e professores que necessitam de avaliar as suas escolas. Os fundamentos da avaliação de escolas são revisitados e os conceitos de qualidade na educação são introduzidos, seguidos de uma discussão de como o Modelo de Excelência da Europeans Foundation for Quality Management pode ser adaptado com sucesso à auto-avaliação das escolas. O argumento principal é que a avaliação é uma condição necessária para a melhoria da qualidade das escolas. Também defende que este Modelo pode desempenhar um papel importante na concepção de instrumentos de auto-avaliação as escolasAs escolas em Portugal encontram-se sob o olhar atento da sociedade devido à crescente importância da sua avaliação como base de trabalho para a tão desejada autonomia. Todavia, a avaliação conduzida pelas próprias escolas (isto é, auto-avaliação) só agora começa a dar os primeiros passos. Este artigo discute a temática da avaliação de escolas com o objetivo de fornecer um recurso útil aos órgãos de gestão e professores que necessitam de avaliar as suas escolas. Os fundamentos da avaliação de escolas são revisitados e os conceitos de qualidade na educação são introduzidos, seguidos de uma discussão de como o Modelo de Excelência da Europeans Foundation for Quality Management pode ser adaptado com sucesso à auto-avaliação das escolas. O argumento principal é que a avaliação é uma condição necessária para a melhoria da qualidade das escolas. Também defende que este Modelo pode desempenhar um papel importante na concepção de instrumentos de auto-avaliação as escolas
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