<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Avaliação e qualidade :
Normal view MARC view ISBD view

Avaliação e qualidade : dois conceitos indissociáveis na gestão escolar

By: DIAS, Nuno Fernando de Carvalho.
Contributor(s): MELÃO, Nuno Filipe Rosa.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: [Barcelos] : Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, dez. 2009Subject(s): Instituição de Ensino | Administração | Avaliação | Qualidade Total | PortugalTékhne : Revista de Estudos Politécnicos = Polytechnical Studies Review 7, 12, p. 193-214Abstract: As escolas em Portugal encontram-se sob o olhar atento da sociedade devido à crescente importância da sua avaliação como base de trabalho para a tão desejada autonomia. Todavia, a avaliação conduzida pelas próprias escolas (isto é, auto-avaliação) só agora começa a dar os primeiros passos. Este artigo discute a temática da avaliação de escolas com o objetivo de fornecer um recurso útil aos órgãos de gestão e professores que necessitam de avaliar as suas escolas. Os fundamentos da avaliação de escolas são revisitados e os conceitos de qualidade na educação são introduzidos, seguidos de uma discussão de como o Modelo de Excelência da Europeans Foundation for Quality Management pode ser adaptado com sucesso à auto-avaliação das escolas. O argumento principal é que a avaliação é uma condição necessária para a melhoria da qualidade das escolas. Também defende que este Modelo pode desempenhar um papel importante na concepção de instrumentos de auto-avaliação as escolas
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

As escolas em Portugal encontram-se sob o olhar atento da sociedade devido à crescente importância da sua avaliação como base de trabalho para a tão desejada autonomia. Todavia, a avaliação conduzida pelas próprias escolas (isto é, auto-avaliação) só agora começa a dar os primeiros passos. Este artigo discute a temática da avaliação de escolas com o objetivo de fornecer um recurso útil aos órgãos de gestão e professores que necessitam de avaliar as suas escolas. Os fundamentos da avaliação de escolas são revisitados e os conceitos de qualidade na educação são introduzidos, seguidos de uma discussão de como o Modelo de Excelência da Europeans Foundation for Quality Management pode ser adaptado com sucesso à auto-avaliação das escolas. O argumento principal é que a avaliação é uma condição necessária para a melhoria da qualidade das escolas. Também defende que este Modelo pode desempenhar um papel importante na concepção de instrumentos de auto-avaliação as escolas

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha