<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Inovação social e empreendedorismo institucional :
Normal view MARC view ISBD view

Inovação social e empreendedorismo institucional : a ação da Ong "Ação Educativa" no campo educacional da cidade de São Paulo

By: BRUNSTEIN, Janette.
Contributor(s): RODRIGUES, Andrea Leite | KIRSCHBAUM, Charles.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jul./set. 2008Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 15, 46, p. 119-136Abstract: Este estudo caracteriza a ONG “Ação Educativa” como um empreendedor institucional por introduzir inovações sociais no campo educacional. A “Ação Educativa” desenvolve projetos educativos em conjunto com escolas públicas na cidade de São Paulo, com o propósito de melhorá-las e conectá-las em projetos colaborativos. No processo de mudança institucional, identificamos problemas e resistências à ação da ONG, bem como a possibilidade da experiência ter gerado inovação social. A estratégia metodológica foi o estudo de caso, com abordagem interpretativista. Os resultados mostram, de um lado, os limites da experiência, e de outro, explica como foram desencadeadas mudanças nos modelos organizacionais tradicionais das unidades escolares em estudo. Pretendeu-se, assim, contribuir para os estudos sobre ONGs e sua capacidade de geração de inovação social no âmbito institucional, organizacional e individual.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este estudo caracteriza a ONG “Ação Educativa” como um empreendedor institucional por introduzir inovações sociais no campo educacional. A “Ação Educativa” desenvolve projetos educativos em conjunto com escolas públicas na cidade de São Paulo, com o propósito de melhorá-las e conectá-las em projetos colaborativos. No processo de mudança institucional, identificamos problemas e resistências à ação da ONG, bem como a possibilidade da experiência ter gerado inovação social. A estratégia metodológica foi o estudo de caso, com abordagem interpretativista. Os resultados mostram, de um lado, os limites da experiência, e de outro, explica como foram desencadeadas mudanças nos modelos organizacionais tradicionais das unidades escolares em estudo. Pretendeu-se, assim, contribuir para os estudos sobre ONGs e sua capacidade de geração de inovação social no âmbito institucional, organizacional e individual.

ISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha