<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Institucionalização de hábitos e rotinas da controladoria em empresas do estado de Santa Catarina
Normal view MARC view ISBD view

Institucionalização de hábitos e rotinas da controladoria em empresas do estado de Santa Catarina

By: BOFFI, Marines Lucia.
Contributor(s): BEUREN, Ilse Maria | GUERREIRO, Reinaldo.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jul./set. 2008Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 15, 46, p. 153-174Abstract: Compreender o inter-relacionamento entre os indivíduos, a organização e o ambiente onde estão inseridos, assim como suas normas e procedimentos, seus hábitos e rotinas, têm sido objeto de diversos estudos. Nesse contexto, o artigo tem o objetivo de averiguar como ocorre o processo de institucionalização de hábitos e rotinas da controladoria em empresas de Santa Catarina. A Teoria Institucional considera que o comportamento do indivíduo é modelado por padrões criados e compartilhados entre os demais indivíduos, por meio da interação. Tais padrões tendem a ser legitimados pela organização, em forma de normas e regras, por considerar que são eficazes para seu funcionamento. Com vistas no objetivo estabelecido, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo estudo multicasos, com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa identificaram o indivíduo como o principal personagem na institucionalização de hábitos e rotinas do grupo de indivíduos que compõe a controladoria nas empresas analisadas. Conclui-se que a institucionalização de hábitos e rotinas da controladoria nas empresas pesquisadas de Santa Catarina ocorre pela interação do indivíduo-grupo e do grupo-indivíduo mutuamente, visto que cada indivíduo apresenta seus próprios hábitos e rotinas institucionalizados, os quais influenciam e sofrem influências dos demais indivíduos do mesmo grupo social.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Compreender o inter-relacionamento entre os indivíduos, a organização e o ambiente onde estão inseridos, assim como suas normas e procedimentos, seus hábitos e rotinas, têm sido objeto de diversos estudos. Nesse contexto, o artigo tem o objetivo de averiguar como ocorre o processo de institucionalização de hábitos e rotinas da controladoria em empresas de Santa Catarina. A Teoria Institucional considera que o comportamento do indivíduo é modelado por padrões criados e compartilhados entre os demais indivíduos, por meio da interação. Tais padrões tendem a ser legitimados pela organização, em forma de normas e regras, por considerar que são eficazes para seu funcionamento. Com vistas no objetivo estabelecido, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo estudo multicasos, com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa identificaram o indivíduo como o principal personagem na institucionalização de hábitos e rotinas do grupo de indivíduos que compõe a controladoria nas empresas analisadas. Conclui-se que a institucionalização de hábitos e rotinas da controladoria nas empresas pesquisadas de Santa Catarina ocorre pela interação do indivíduo-grupo e do grupo-indivíduo mutuamente, visto que cada indivíduo apresenta seus próprios hábitos e rotinas institucionalizados, os quais influenciam e sofrem influências dos demais indivíduos do mesmo grupo social.

ISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha