<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Retorno ao exterior vale a pena? A questão dos estágios pós-doutorais sob a perspectiva da produção em C & T :
Normal view MARC view ISBD view

Retorno ao exterior vale a pena? A questão dos estágios pós-doutorais sob a perspectiva da produção em C & T : uma análise de caso na Universidade de São Paulo

By: CASTRO, Pedro Marcos Roma de.
Contributor(s): PORTO, Geciane Silveira.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, dez. 2008Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 15, 47, p. 155-173Abstract: O presente artigo encontra-se circunscrito às áreas de Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde e aborda a influência da realização do estágio pósdoutoral sobre a produção acadêmica de docentes atuantes na pós-graduação da Universidade de São Paulo. Observando o pós-doutorado como item extra (opcional) na carreira acadêmica, com a visão de que o docente universitário, mesmo altamente qualificado, com o nível de doutorado, precisaria estar atualizado e em contato com mainstream da ciência, para propiciar melhorias de qualidade na pesquisa e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia – C&T, o estudo busca a mensuração das variações da produtividade docente em relação à realização do Estágio Pós-Doutoral, em contraste com a realização/ conclusão do Doutorado – no País ou no Exterior – e utiliza como fonte de dados o Sistema Lattes, em que a construção de um índice permitiu pesquisa objetiva sobre uma questão emblemática no contexto da realização dos estágios pós-doutorais: ocorrem diferenças, significativas, em termos de desempenho e produtividade, para pesquisadores com doutorados realizados no país, em relação aos participantes com doutorados plenos realizados no exterior? Contrariando expectativas de lugar comum, os resultados indicam que o índice de produtividade em pesquisa para os docentes com doutorado e pós-doutorado realizados, ambos, no exterior, ocorre praticamente nos mesmos patamares que a variação da produ- ção apresentada para doutorados realizados no Brasil. Os bons índices alcançados pelos pesquisadores com doutorado realizado no exterior caminham na direção de apontar que o pós-doutorado no exterior continua válido; com indícios de que “vale a pena” o retorno do pesquisador ao exterior para aprofundar contato entre grupos, com a promoção de trabalhos em rede interorganizacional e desenvolvimento de projetos conjuntos.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O presente artigo encontra-se circunscrito às áreas de Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde e aborda a influência da realização do estágio pósdoutoral sobre a produção acadêmica de docentes atuantes na pós-graduação da Universidade de São Paulo. Observando o pós-doutorado como item extra (opcional) na carreira acadêmica, com a visão de que o docente universitário, mesmo altamente qualificado, com o nível de doutorado, precisaria estar atualizado e em contato com mainstream da ciência, para propiciar melhorias de qualidade na pesquisa e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia – C&T, o estudo busca a mensuração das variações da produtividade docente em relação à realização do Estágio Pós-Doutoral, em contraste com a realização/ conclusão do Doutorado – no País ou no Exterior – e utiliza como fonte de dados o Sistema Lattes, em que a construção de um índice permitiu pesquisa objetiva sobre uma questão emblemática no contexto da realização dos estágios pós-doutorais: ocorrem diferenças, significativas, em termos de desempenho e produtividade, para pesquisadores com doutorados realizados no país, em relação aos participantes com doutorados plenos realizados no exterior? Contrariando expectativas de lugar comum, os resultados indicam que o índice de produtividade em pesquisa para os docentes com doutorado e pós-doutorado realizados, ambos, no exterior, ocorre praticamente nos mesmos patamares que a variação da produ- ção apresentada para doutorados realizados no Brasil. Os bons índices alcançados pelos pesquisadores com doutorado realizado no exterior caminham na direção de apontar que o pós-doutorado no exterior continua válido; com indícios de que “vale a pena” o retorno do pesquisador ao exterior para aprofundar contato entre grupos, com a promoção de trabalhos em rede interorganizacional e desenvolvimento de projetos conjuntos.

ISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha