<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: "Alice no país das maravilhas" :
Normal view MARC view ISBD view

"Alice no país das maravilhas" : práticas organizacionais em uma empresa recuperada por trabalhadores

By: MORAES, Joysi.
Contributor(s): ANTUNES, Elaine Di Diego | DOVAL, Jorge Luis Moraes | SILVA, Fabiane Costa e.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jul./set. 2009Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 16, 50, p. 429-445Abstract: O caso apresentado é resultado de uma pesquisa realizada, ao longo de dois anos, em uma empresa recuperada por antigos funcionários, localizada no Rio Grande do Sul, que se tornou uma cooperativa industrial. Ressalta-se que a análise descrita neste artigo tem o recorte específico no que tange à questão da participação dos cooperados na gestão da organização. Com base nas observações realizadas ao longo da pesquisa de campo, optamos por apresentar o tema da participação ou gestão participativa no âmbito organizacional sob a crítica tragtenbergniana, que aborda o assunto, muitas vezes, como o conto de “Alice no País das Maravilhas”. Isto porque o fenômeno que ocorre na cooperativa, pelo menos no que diz respeito às suas práticas organizacionais, é ilustrativo do pensamento crítico de Tragtenberg acerca das práticas participacionistas utilizadas como meras ferramentas de gestão. Para a explanação do caso, adotamos a intercalação entre o estudo empírico e a teoria de modo a facilitar a compreensão do leitor, bem como evitar fragmentações desnecessárias entre a teoria e a prática.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O caso apresentado é resultado de uma pesquisa realizada, ao longo de dois anos, em uma empresa recuperada por antigos funcionários, localizada no Rio Grande do Sul, que se tornou uma cooperativa industrial. Ressalta-se que a análise descrita neste artigo tem o recorte específico no que tange à questão da participação dos cooperados na gestão da organização. Com base nas observações realizadas ao longo da pesquisa de campo, optamos por apresentar o tema da participação ou gestão participativa no âmbito organizacional sob a crítica tragtenbergniana, que aborda o assunto, muitas vezes, como o conto de “Alice no País das Maravilhas”. Isto porque o fenômeno que ocorre na cooperativa, pelo menos no que diz respeito às suas práticas organizacionais, é ilustrativo do pensamento crítico de Tragtenberg acerca das práticas participacionistas utilizadas como meras ferramentas de gestão. Para a explanação do caso, adotamos a intercalação entre o estudo empírico e a teoria de modo a facilitar a compreensão do leitor, bem como evitar fragmentações desnecessárias entre a teoria e a prática.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha