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Memória organizacional de comunidades de prática como fator de vantagem competitiva das organizações

By: MORESI, Eduardo Amadeu Dutra.
Contributor(s): CRUZ JÚNIOR, Paulo Henrique da | ARANAUT, Wagner Lindberg Baccarin | NEHME, Cláudio Chauke.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jul./set. 2009Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 16, 50, p. 479-495Abstract: Este artigo apresenta uma análise de referências e estudo de caso sobre memória organizacional em Comunidades de Prática (CoP) como fator competitivo nas organizações. Inicia conceituando e analisando o papel da memória organizacional na gestão do conhecimento, a visão das comunidades de práticas e suas interações nas organiza- ções. Mostra como a construção da memória organizacional é de fundamental importância nas organizações de sucesso e que estão na vanguarda tecnológica. A pesquisa realizada reflete a visibilidade de seus envolvidos: empregados e colaboradores, como também de seus líderes, identificando os principais fatores de vantagem competitiva e demonstrando suas percepções de influência no negócio. Os resultados obtidos evidenciam o potencial das CoPs para os negócios e vantagem competitiva, ao ampliarem a capacidade de atuação de equipes de projetos. Conclui-se que CoPs são elementos chave para construção do capital social que serve para possibilitar o compartilhamento de conhecimento e promover inovação.
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Este artigo apresenta uma análise de referências e estudo de caso sobre memória organizacional em Comunidades de Prática (CoP) como fator competitivo nas organizações. Inicia conceituando e analisando o papel da memória organizacional na gestão do conhecimento, a visão das comunidades de práticas e suas interações nas organiza- ções. Mostra como a construção da memória organizacional é de fundamental importância nas organizações de sucesso e que estão na vanguarda tecnológica. A pesquisa realizada reflete a visibilidade de seus envolvidos: empregados e colaboradores, como também de seus líderes, identificando os principais fatores de vantagem competitiva e demonstrando suas percepções de influência no negócio. Os resultados obtidos evidenciam o potencial das CoPs para os negócios e vantagem competitiva, ao ampliarem a capacidade de atuação de equipes de projetos. Conclui-se que CoPs são elementos chave para construção do capital social que serve para possibilitar o compartilhamento de conhecimento e promover inovação.

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