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Open tourism initiative

By: FERREIRA, Luís.
Contributor(s): PUTNIK, Goran D.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: [Barcelos] : Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, jun. 2008Subject(s): Turismo | Tecnologia da Informação | Sistema de Informação | Automação | InternetTékhne : Revista de Estudos Politécnicos = Polytechnical Studies Review 6, 9, p. 93-109Abstract: As actividades económicas na actualidade vêem-se obrigadas a adequar todo o seu modelo de negócio para a forma tecnológica emergente que a suporta: a Internet. No momento discute-se a aplicabilidade de modelos de negócio moldados e certificados pela experiência de anos, aos novos padrões de sustentabilidade tecnológica, naturalmente condicionados pela webização de tudo o que é manipulável, pela ubiquidade da informação e pela socialização de regras antes vistas como naturais às Tecnologias de Informação e Comunicação. Este trabalho propõe-se analisar um Modelo de Integração para as actividades de Turismo de índole global, facilitando a integração dinâmica e transparente entre todos os intervenientes neste ramo de negócio (clientes, agências, fornecedores, etc.), virtualmente (ou não) inter-relacionados com quaisquer outras actividades e contextos, quer de dados, quer de informação, quer de processos, geograficamente e globalmente distribuída. Pretende contribuir para o desenvolvimento da Open Tourism Initiative, uma iniciativa global como proposta tecnológica de integração de sistemas, suportada por um mecanismo de "brokering" entre os diferentes intervenientes, capaz de suportar a reconfiguração de serviços a prestar
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As actividades económicas na actualidade vêem-se obrigadas a adequar todo o seu modelo de negócio para a forma tecnológica emergente que a suporta: a Internet. No momento discute-se a aplicabilidade de modelos de negócio moldados e certificados pela experiência de anos, aos novos padrões de sustentabilidade tecnológica, naturalmente condicionados pela webização de tudo o que é manipulável, pela ubiquidade da informação e pela socialização de regras antes vistas como naturais às Tecnologias de Informação e Comunicação. Este trabalho propõe-se analisar um Modelo de Integração para as actividades de Turismo de índole global, facilitando a integração dinâmica e transparente entre todos os intervenientes neste ramo de negócio (clientes, agências, fornecedores, etc.), virtualmente (ou não) inter-relacionados com quaisquer outras actividades e contextos, quer de dados, quer de informação, quer de processos, geograficamente e globalmente distribuída. Pretende contribuir para o desenvolvimento da Open Tourism Initiative, uma iniciativa global como proposta tecnológica de integração de sistemas, suportada por um mecanismo de "brokering" entre os diferentes intervenientes, capaz de suportar a reconfiguração de serviços a prestar

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