<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Incubação de redes locais de economia solidária :
Normal view MARC view ISBD view

Incubação de redes locais de economia solidária : lições e aprendizados a partir da experiência do projeto Eco-Luzia e da metodologia da ITES/UFBA

By: FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de.
Contributor(s): CUNHA, Eduardo Vivian da.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, out./dez. 2009Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 16, 51, p. 725-747Abstract: O presente texto discute o tema da incubação tecnológica no campo da economia solidária. Neste âmbito de práticas, busca-se situar a especificidade da incubação de redes locais de economia solidária em relação à incubação de cooperativas populares, no intuito de apreender o caráter inovador da primeira em relação à segunda, bem como seu alcance, limites e desafios em termos metodológicos. A discussão proposta toma como base o exame da experiência da Incubadora Tecnológica de Economia Solidá- ria e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA) e de um de seus casos de aplicação, qual seja, o Projeto Eco-Luzia no bairro de Santa Luzia em Simões Filho, município da região metropolitana de Salvador. Este caso ilustra a constituição de uma rede local, utilizando-se a metodologia que envolve esse tipo de incubação. Dois eixos centrais de análise nortearam o entendimento do caso: a realidade local de Santa Luzia, de um lado, e o comportamento do agente incubador, do outro. Observase, com isto, que o fator local, assim como o fator metodologia, combinados, representam elementos decisivos na definição dos rumos (avanços e limites) de um processo de incubação dessa natureza.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O presente texto discute o tema da incubação tecnológica no campo da economia solidária. Neste âmbito de práticas, busca-se situar a especificidade da incubação de redes locais de economia solidária em relação à incubação de cooperativas populares, no intuito de apreender o caráter inovador da primeira em relação à segunda, bem como seu alcance, limites e desafios em termos metodológicos. A discussão proposta toma como base o exame da experiência da Incubadora Tecnológica de Economia Solidá- ria e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA) e de um de seus casos de aplicação, qual seja, o Projeto Eco-Luzia no bairro de Santa Luzia em Simões Filho, município da região metropolitana de Salvador. Este caso ilustra a constituição de uma rede local, utilizando-se a metodologia que envolve esse tipo de incubação. Dois eixos centrais de análise nortearam o entendimento do caso: a realidade local de Santa Luzia, de um lado, e o comportamento do agente incubador, do outro. Observase, com isto, que o fator local, assim como o fator metodologia, combinados, representam elementos decisivos na definição dos rumos (avanços e limites) de um processo de incubação dessa natureza.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha