<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A contabilidade gerencial :
Normal view MARC view ISBD view

A contabilidade gerencial : uma perspectiva de ciclo de vida de seu desenvolvimento nas organizações

By: NECYK, Gegorge Anthony.
Contributor(s): FREZATTI, Fábio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, out./dez. 2010Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 17, 55, p. 725-744Abstract: Este trabalho teve como objetivo ampliar o entendimento de como a Contabilidade Gerencial se desenvolve ao longo do tempo em uma organização, tomando como base o modelo de estágios de ciclo de vida de Miller e Friesen (1984), para organizações em geral, e o trabalho de Greenwood e Hinings (1993, 1996), que trata da dinâmica de transição entre estágios organizacionais, ambos baseados na Teoria da Configuração. A estratégia de pesquisa utilizada foi a de um estudo de caso único, que se justificou pela complexidade do tema e pela abordagem longitudinal retrospectiva. A empresa objeto deste estudo foi uma indústria de transformação com mais de 40 anos de idade. Em um horizonte de análise de 15 anos, foi possível constatar como a evolução dos estágios de ciclo de vida afeta o desenvolvimento da Contabilidade Gerencial: dentro do mesmo está- gio, aprofundando as características das soluções existentes; e na transição entre estágios distintos, alterando as soluções, introduzindo novas características. O trabalho é concluído com sugestões para estudos futuros, na expectativa de que se continue ampliando o entendimento do tema do desenvolvimento da Contabilidade Gerencial.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este trabalho teve como objetivo ampliar o entendimento de como a Contabilidade Gerencial se desenvolve ao longo do tempo em uma organização, tomando como base o modelo de estágios de ciclo de vida de Miller e Friesen (1984), para organizações em geral, e o trabalho de Greenwood e Hinings (1993, 1996), que trata da dinâmica de transição entre estágios organizacionais, ambos baseados na Teoria da Configuração. A estratégia de pesquisa utilizada foi a de um estudo de caso único, que se justificou pela complexidade do tema e pela abordagem longitudinal retrospectiva. A empresa objeto deste estudo foi uma indústria de transformação com mais de 40 anos de idade. Em um horizonte de análise de 15 anos, foi possível constatar como a evolução dos estágios de ciclo de vida afeta o desenvolvimento da Contabilidade Gerencial: dentro do mesmo está- gio, aprofundando as características das soluções existentes; e na transição entre estágios distintos, alterando as soluções, introduzindo novas características. O trabalho é concluído com sugestões para estudos futuros, na expectativa de que se continue ampliando o entendimento do tema do desenvolvimento da Contabilidade Gerencial.

ISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha