Mariazinha e Verônica : classe e gênero nos palcos da metrópole
By: PONTES, Heloisa.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : Cebrap , nov. 2013Online resources: Acesso Novos Estudos 97, p. 149-166Abstract: A cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam materiais, profissionais, sexuais, éticos e, no lugar de encapsularemAbstract: as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gêneroA cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam materiais, profissionais, sexuais, éticos e, no lugar de encapsularem
as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gênero
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