<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Dialética negativa e a tradição epistemológica nos estudos organizacionais
Normal view MARC view ISBD view

Dialética negativa e a tradição epistemológica nos estudos organizacionais

By: FARIA, José Henrique de.
Contributor(s): MENEGHETTI, Francis Kanashiro.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jan./mar. 2011Online resources: Acesso O&S - Organizações & Sociedade 18, 56, p. 119-137Abstract: A primazia do objeto é condição fundamental de compreensão da realidade para a dialética negativa proposta por Adorno. Este ensaio tem como objetivo principal apresentar a Dialética Negativa como método de reflexão, bem como suas eventuais contribuições para os Estudos Organizacionais. Para isto, será necessário verificar como a Dialética Negativa se apresenta como um “atentado” contra a tradição; como o cognoscível é construído na relação objeto ‹–› sujeito ‹–› objeto pelo princípio da não-identidade; como a aparência e a contradição são elementos de recusa a uma totalidade definitiva; como o conceito, enquanto elaboração do pensamento, e as categorias, enquanto modo de apreensão do real pelo pensamento, são elementos constitutivos da formação da realidade; e como se formam os sistemas totalitários. Com isto, será possível verificar como a construção do entendimento ocorre por meio de construções afirmativas contrárias à Dialética Negativa, que se firma com base no princípio da não-identidade. Também será possível compreender como os chamados Estudos Organizacionais em geral se caracterizam por concepções epistemológicas que podem ser fontes inesgotáveis de análise sob a perspectiva da Dialética Negativa.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A primazia do objeto é condição fundamental de compreensão da realidade para a dialética negativa proposta por Adorno. Este ensaio tem como objetivo principal apresentar a Dialética Negativa como método de reflexão, bem como suas eventuais contribuições para os Estudos Organizacionais. Para isto, será necessário verificar como a Dialética Negativa se apresenta como um “atentado” contra a tradição; como o cognoscível é construído na relação objeto ‹–› sujeito ‹–› objeto pelo princípio da não-identidade; como a aparência e a contradição são elementos de recusa a uma totalidade definitiva; como o conceito, enquanto elaboração do pensamento, e as categorias, enquanto modo de apreensão do real pelo pensamento, são elementos constitutivos da formação da realidade; e como se formam os sistemas totalitários. Com isto, será possível verificar como a construção do entendimento ocorre por meio de construções afirmativas contrárias à Dialética Negativa, que se firma com base no princípio da não-identidade. Também será possível compreender como os chamados Estudos Organizacionais em geral se caracterizam por concepções epistemológicas que podem ser fontes inesgotáveis de análise sob a perspectiva da Dialética Negativa.

ISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha