<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Governança pública por meio de consórcios públicos :
Normal view MARC view ISBD view

Governança pública por meio de consórcios públicos : a eficiência tributária a partir da implementação do projeto de fiscalização tributária do CODAP

By: ANTINARELLI, Monica Ellen Pinto Bezerra.
Contributor(s): RAMOS, Ivoneti da Silva | CHRISPIM, Anna Carla Duarte.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ESAF, dez. 2013Subject(s): Gestão Tributária | Governança | Consórcio Público | Receita Pública | Arrecadação | Administração Municipal | Eficiência | Setor Público | Estudo de CasoCadernos de Finanças Públicas 13, p. 217-248Abstract: A governança pública consolida-se como a fase atual da gestão dos recursos públicos, com destaque para o paradigma da eficiência e a sinergia entre os atores sociais, abrindo espaço para o setor público repensar em sua forma de atuação, potencializando suas ações por meio de parcerias entre os entes federativos e instituições do setor privado e da sociedade civil organizada. Nesse ínterim, surgem, entre outras formas de gestão, os consórcios públicos como instrumento de cooperação para superação de desafios locais. Assim, esse artigo tem por objetivo estudar o caso do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba, especificamente para verificar se a implementação do projeto de fiscalização tributária promoveu a eficiência na arrecadação das receitas próprias dos municípios. O método utilizado foi o estudo de caso com análise descritiva dos dados, e os resultados demonstraram que houve uma pequena melhora para alguns anos na arrecadação do ISSQN e da Taxa de Poder de Polícia, mas com um painel de indicadores com muita oscilação ao longo dos anos analisados, aliado ao grau altíssimo de dependência das receitas de transferências. Conclui-se que, apesar do esforço, ainda há um longo caminho a percorrer em termo de eficiência tributária no Alto Paraopeba.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A governança pública consolida-se como a fase atual da gestão dos recursos públicos, com destaque para o paradigma da eficiência e a sinergia entre os atores sociais, abrindo espaço para o setor público repensar em sua forma de atuação, potencializando suas ações por meio de parcerias entre os entes federativos e instituições do setor privado e da sociedade civil organizada. Nesse ínterim, surgem, entre outras formas de gestão, os consórcios públicos como instrumento de cooperação para superação de desafios locais. Assim, esse artigo tem por objetivo estudar o caso do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba, especificamente para verificar se a implementação do projeto de fiscalização tributária promoveu a eficiência na arrecadação das receitas próprias dos municípios. O método utilizado foi o estudo de caso com análise descritiva dos dados, e os resultados demonstraram que houve uma pequena melhora para alguns anos na arrecadação do ISSQN e da Taxa de Poder de Polícia, mas com um painel de indicadores com muita oscilação ao longo dos anos analisados, aliado ao grau altíssimo de dependência das receitas de transferências. Conclui-se que, apesar do esforço, ainda há um longo caminho a percorrer em termo de eficiência tributária no Alto Paraopeba.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha