<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A estratégia como prática social :
Normal view MARC view ISBD view

A estratégia como prática social : o pensar e o agir em um programa social governamental

By: SAMPAIO, Isabel Cristina.
Contributor(s): FORTUNATO, Graziela | BASTOS, Sergio Augusto Pereira.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jul./set. 2013O&S - Organizações & Sociedade 20, 66, p. 479-499Abstract: Os sujeitos organizacionais reproduzem específicas maneiras de fazer estratégia notadamente no caso de programas sociais governamentais. Isto pode ser observado no Programa Terra Mais Igual, em Vitória, Espírito Santo, que é ancorado na urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda e dedicado à melhoria da qualidade de vida. Considerando que estratégias são associadas às ações cotidianas nas suas formas de pensar, sentir e agir e tendo o objetivo de avaliar o processo de articulação dos sujeitos organizacionais na realização de estratégias, a teoria social de Certeau (1994) foi utilizada como principal referência deste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, observação não participante e pesquisa documental. A triangulação de métodos realizada foi adequada ao estudo de caso e como resultado, foram reveladas as particularidades das práticas sociais dos praticantes do programa nas suas formas de tomar decisão, socializar pessoas, adotar práticas administrativas formais, comunicar, negociar e administrar conflitos e aprender.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Os sujeitos organizacionais reproduzem específicas maneiras de fazer estratégia notadamente no caso de programas sociais governamentais. Isto pode ser observado no Programa Terra Mais Igual, em Vitória, Espírito Santo, que é ancorado na urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda e dedicado à melhoria da qualidade de vida. Considerando que estratégias são associadas às ações cotidianas nas suas formas de pensar, sentir e agir e tendo o objetivo de avaliar o processo de articulação dos sujeitos organizacionais na realização de estratégias, a teoria social de Certeau (1994) foi utilizada como principal referência deste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, observação não participante e pesquisa documental. A triangulação de métodos realizada foi adequada ao estudo de caso e como resultado, foram reveladas as particularidades das práticas sociais dos praticantes do programa nas suas formas de tomar decisão, socializar pessoas, adotar práticas administrativas formais, comunicar, negociar e administrar conflitos e aprender.

ISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha