<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Políticas de regionalização e condições favoráveis à competitividade :
Normal view MARC view ISBD view

Políticas de regionalização e condições favoráveis à competitividade : um estudo na cadeia agroindustrial de produção da carne bovina em município do norte do Brasil

By: PONTES, Raimundo Vitor Ramos.
Contributor(s): LIMA, Mariomar de Sales.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jun. 2012Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 17, 34, p. 45-64Abstract: A Região Norte do Brasil sempre foi caracterizada pelo atraso econômico e social, contudo, pesquisas apontam que no período 2002-2008 esta região agregou, em termos relativos, muito mais capacidade produtiva do que o resto do Brasil, e o Estado do Amazonas liderou a maior parte desse crescimento. No entanto, a expansão econômica experimentada pelo Amazonas se limitou ao Polo Industrial de Manaus e os ganhos decorrentes não se irradiaram para os demais municípios do Estado que continuaram sem alternativas de desenvolvimento. Diante de tal constatação, este estudo teve como propósito analisar as vocações produtivas de um dos municípios do Amazonas, no caso Parintins, com vistas a identificar uma alternativa econô- mica ao seu desenvolvimento, tendo como vetor a análise da competitividade da Cadeia de Produção Agroindustrial da carne bovina. Para tanto, realizouse um estudo de caso utilizando-se como moldura conceitual o enfoque regional e o conceito de Cadeia de Produção Agroindustrial – CPA, cuja arquitetura teórica se apóia em um produto final no qual se procura encadear, de jusante a montante, as operações de natureza técnica, comercial e logística, necessárias à sua produção. Os resultados mostram que em Parintins, a pecuária de corte, entre outras alternativas, mostrou grande potencial de desenvolvimento econômico, porém, algumas mudanças se fazem necessárias para que tal potencial seja desenvolvido. A primeira se relaciona com a necessidade de implementação de políticas governamentais (estadual ou municipal) efetivas, com resultados duradouros, destinadas a sanar os problemas diagnosticados no setor agropecuário do municí- pio em detrimento de políticas com resultados paliativos; a segunda diz respeito à mudança de visão do pecuarista de Parintins que precisará migrar de uma gestão de produção artesanal para uma gestão de produção com visão de mercado; e a terceira se relaciona com os investimentos em tecnologias necessárias à melhoria do rebanho, à melhoria do sistema de produção e à melhoria dos processos de comercialização. Essas mudanças, se feitas, certamente concorrerão para a redução da assimetria existente no nível de competitividade dos elos distribuição, abate/processamento e produção, cujas relações produtivas no momento enfraquecem a estrutura da cadeia.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A Região Norte do Brasil sempre foi caracterizada pelo atraso econômico e social, contudo, pesquisas apontam que no período 2002-2008 esta região agregou, em termos relativos, muito mais capacidade produtiva do que o resto do Brasil, e o Estado do Amazonas liderou a maior parte desse crescimento. No entanto, a expansão econômica experimentada pelo Amazonas se limitou ao Polo Industrial de Manaus e os ganhos decorrentes não se irradiaram para os demais municípios do Estado que continuaram sem alternativas de desenvolvimento. Diante de tal constatação, este estudo teve como propósito analisar as vocações produtivas de um dos municípios do Amazonas, no caso Parintins, com vistas a identificar uma alternativa econô- mica ao seu desenvolvimento, tendo como vetor a análise da competitividade da Cadeia de Produção Agroindustrial da carne bovina. Para tanto, realizouse um estudo de caso utilizando-se como moldura conceitual o enfoque regional e o conceito de Cadeia de Produção Agroindustrial – CPA, cuja arquitetura teórica se apóia em um produto final no qual se procura encadear, de jusante a montante, as operações de natureza técnica, comercial e logística, necessárias à sua produção. Os resultados mostram que em Parintins, a pecuária de corte, entre outras alternativas, mostrou grande potencial de desenvolvimento econômico, porém, algumas mudanças se fazem necessárias para que tal potencial seja desenvolvido. A primeira se relaciona com a necessidade de implementação de políticas governamentais (estadual ou municipal) efetivas, com resultados duradouros, destinadas a sanar os problemas diagnosticados no setor agropecuário do municí- pio em detrimento de políticas com resultados paliativos; a segunda diz respeito à mudança de visão do pecuarista de Parintins que precisará migrar de uma gestão de produção artesanal para uma gestão de produção com visão de mercado; e a terceira se relaciona com os investimentos em tecnologias necessárias à melhoria do rebanho, à melhoria do sistema de produção e à melhoria dos processos de comercialização. Essas mudanças, se feitas, certamente concorrerão para a redução da assimetria existente no nível de competitividade dos elos distribuição, abate/processamento e produção, cujas relações produtivas no momento enfraquecem a estrutura da cadeia.

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha