<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Trabalho e educação de camponesas para o desenvolvimento de comunidades rurais no Ceará
Normal view MARC view ISBD view

Trabalho e educação de camponesas para o desenvolvimento de comunidades rurais no Ceará

By: VIDAL, Déa de Lima.
Contributor(s): PINHEIRO, Erica Maria Bezerra | SOARES, Marciana de Lima | SANTOS, Daniel Paraguay Alves.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jun. 2013Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 18, 36, p. 129-150Abstract: O fator gênero tem obtido pouco impacto nos programas voltados para o desenvolvimento de regiões semiáridas apesar do reconhecimento oficial sobre a necessidade a integrar a mulher aos programas de combate à desertificação. Considera-se a educação como um recurso utilizado em beneficio da melhoria de suas vidas enquanto camponesas e imprescindível para o desenvolvimento rural. Os resultados evidenciaram a existência de relações entre o tempo de trabalho e educação em uma amostra significativa de camponesas de Tauá (Ce), pois, aquelas que apresentaram maior nível educacional foram as mais dedicadas aos trabalhos rurais, apresentando maior número de horas na jornada laboral, e as de menor nível educacional mostraram comportamento inverso. A educação teve o efeito de integrar melhor a mulher ao trabalho rural apesar do contexto de precariedade material e da ainda insuficiente ação educacional direcionada à camponesa pelos poderes públicos para alcançar o desenvolvimento.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O fator gênero tem obtido pouco impacto nos programas voltados para o desenvolvimento de regiões semiáridas apesar do reconhecimento oficial sobre a necessidade a integrar a mulher aos programas de combate à desertificação. Considera-se a educação como um recurso utilizado em beneficio da melhoria de suas vidas enquanto camponesas e imprescindível para o desenvolvimento rural. Os resultados evidenciaram a existência de relações entre o tempo de trabalho e educação em uma amostra significativa de camponesas de Tauá (Ce), pois, aquelas que apresentaram maior nível educacional foram as mais dedicadas aos trabalhos rurais, apresentando maior número de horas na jornada laboral, e as de menor nível educacional mostraram comportamento inverso. A educação teve o efeito de integrar melhor a mulher ao trabalho rural apesar do contexto de precariedade material e da ainda insuficiente ação educacional direcionada à camponesa pelos poderes públicos para alcançar o desenvolvimento.

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha